M. Estudantil



O Novo PNE, bandeira de lut da UPES, UBES e da UNE, é tema do 9º programa da TV CONTEE



O projeto de lei que vai criar o novo Plano Nacional de Educação (PNE) foi enviado pelo Ministério da Educação (MEC) ao Congresso Nacional no final de 2010 e agora aguarda votação na Câmara e no Senado. O novo projeto apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização a serem cumpridas até 2020.

Mas, para que serve exatamente o Plano e do que ele trata? Este é o tema do nono programa da TV CONTEE, do site da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino. Alguns especialistas no assunto aparecem no vídeo para explicar com muita clareza, como é o caso do economista e editor do blog Além da Economia, Paulo Daniel; o professor do programa  de pós-graduação da PUC-SP, Alípio Casall; o senador Paulo Paim (PT); e o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

Vale ressaltar que a UNE e a UBES, em conjunto com diversos movimentos sociais, defende que o texto do PNE seja refeito para a garantia do investimento de 10% do PIB na educação do Brasil e 50% do Fundo Social do Pré-sal também para o setor até 2014.

Para reforçar a meta, recentemente foi lançada a campanha #educacao10 e espera mobilizar milhares de estudantes através de um abaixo assinado exigindo a aprovação destes números. A campanha pode ser visualizada através deste link: http://bit.ly/qjBW6b

Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre o assunto:






Documento de orientação do 16º CONUPES

Eu tenho algo a dizer!

A primeira constatação que deve ser feita por nosso movimento é que o Brasil avançou muito em diversas áreas. Apesar de termos ainda muito que conquistar, já existe mais acesso à universidade e mais condição de permanência, foram consolidadas mais políticas públicas de juventude e estamos agora participando da nossa 2º Conferência deste tema. O povo tem mais condição de participar e decidir sobre os rumos do país, que atualmente está mais desenvolvido economicamente, socialmente, tecnologicamente, etc. Poderíamos citar aqui diversos outros avanços, mas entre eles certamente não constataríamos avanços concretos no que diz respeito à escola pública brasileira.


 Portanto, a escola pública não mudou...
...continua pouco atrativa para os estudantes, não prepara nem para o mundo do trabalho, nem para o ingresso na universidade, ainda tem a estrutura precária; as jovens mães, os que passam por dificuldades na estrutura familiar e os jovens trabalhadores continuam abandonando a escola precocemente por não encontrar na escola motivo e perspectiva de vida, além do grande desestímulo ao aprendizado e o intenso consumo de drogas. Os professores ainda têm uma formação atrasada e ruim, recebem mal, não tem condições de trabalho, ainda trabalham em várias escolas, com pouco tempo e em salas superlotadas e, especificamente em São Paulo, tem seus conhecimentos e métodos limitados aos mandamentos da cartilha imposta pelo governo do estado. Recentemente chegamos ao ponto de presenciar o assassinato de uma professora seguido do suicídio do estudante dentro de uma escola em São Caetano do Sul, cenário que deveria nos inquietar e nos trazer indagações e que em nenhuma hipótese pode ser só mais uma manchete.

 Nosso movimento então deve se indignar com a situação da escola pública paulista e brasileira e deve atuar unificadamente aos professores e profissionais da educação, configurando-se como um grande movimento de comoção da sociedade em favor da escola pública, gratuita e de qualidade. Para além de defender as bandeiras mais amplas e gerais do movimento estudantil, nós devemos deslocar o centro do nosso raciocínio para o ambiente da sala de aula, que é onde se estampa todos os problemas da educação e, dessa forma, estabelecer maior diálogo com os estudantes.

Essa campanha precisa reforçar o caráter combativo e de mobilização do movimento secundarista sem que nos tornemos um movimento frio, mal encarado e triste, muito pelo contrário! A leveza e a alegria da juventude brasileira devem invadir nosso discurso, nosso posicionamento e nossas atividades para que possamos conquistar os estudantes, e são esses os principais elementos que devem garantir que nós consigamos falar com mais estudantes e aproximar mais jovens da UJS neste próximo período. Esses estudantes tendem a ser mais novos e o argumento de comparação entre os governos FHC e os governos LULA e DILMA não nos serve mais. Devemos olhar pra frente e ousar sistematizar um novo projeto, de uma nova escola para um novo Brasil.

 Nossas bandeiras de luta gerais têm como foco principal mais financiamento para a educação por meio dos 10% do PIB e 50% do pré-sal para a educação, que garantirá a implementação de grande parte das nossas outras bandeiras, que são: por melhor infraestrutura, pela reforma do ensino médio e um ensino médio ligado ao ensino técnico, pela mudança curricular, por gestão democrática e pelos congressos escolares, por passe livre e meio passe estudantil, combate à evasão escolar, pelo reforço do piso salarial e pela formação dos professores, por uma escola mais modernizada, pela implementação do PNE que contenha as várias emendas formuladas pelos movimentos sociais e, em especial, que contenha as emendas formuladas pelo movimento estudantil, pela expansão e na defesa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC) nos parâmetros que nós defendemos. Enfim, queremos uma escola que esteja pronta para os desafios de um país como o Brasil e que prepare os estudantes para serem os cidadãos que irão construir um país mais desenvolvido, justo e igualitário. E é movida por essas razões que nossa organização está agora na batalha dos congressos secundaristas.

Precisamos construir um processo e um congresso mais organizado e atrativo para os estudantes. Vamos qualificar nossa intervenção dentro dos Institutos Federais e escolas técnicas e precisamos retirar os congressos secundaristas e, principalmente, o congresso da UPES da clandestinidade. Tornar o congresso mais público, com presença de autoridades públicas e educacionais representativas, com muitos estudantes, garantindo a participação de diversas forças políticas. Vamos jogar peso na comunicação e fazer com que a UPES e a UBES tenham maior institucionalidade e mais influência na sociedade.

Devemos estar atentos à sensação de comodidade que, aliada à quebra, certamente pode nos derrotar. O congresso só acaba quando o último estudante põe o voto na urna e só quando o congresso acaba é que alguma força pode ter vencido.

Não custa ressaltar que o que pudermos fazer quanto ao transporte a partir do município facilita a nossa vida e que, incansavelmente precisamos estar na rua e nas escolas, mobilizando, aprendendo com eles e apresentando novas perspectivas para os estudantes.

Para concluir queria fazer minhas as palavras do presidente nacional da UJS, André Tokarski, que na nossa plenária nacional disse que o movimento secundarista é certamente a melhor semente que a UJS pode plantar. Não tenham dúvidas disso.

Boa mobilização, muita garra e vontade! Vamos rumo ao melhor congresso da história da União Paulista dos Estudantes Secundaristas!

Renata Rosa
Diretora de Mov. Secundarista da UJS/SP

INTERVENÇÕES:
- CONUBES EM SÃO PAULO
- REFLEXOS DA CONJUNTURA INTERNACIONAL E NACIONAL
- BANDEIRAS DE LUTA DO MOV. SECUNDARISTA E DE UNIDADE COM OS DEMAIS MOV.
- CONGRESSOS GRANDES, QUE RESPODAM A REALIDADE DO MOV. SECUNDARISTA
- GESTÃO DEMOCRÁTICA
- PROTAGONISMO DAS UMES NO MOVIMENTO DE JUVENTUDE DO MUNICÍPIO
- TRANSVERSALIDADE DO MOV. A PARTIR DA ESCOLA E DA UNIVERSIDADE
- QUESTÃO DO FINANCIAMENTO
- FORÇAS POLÍTICAS
- PRIORIDADE
- DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE
- UMES APROXIMADAS NO CONEG
- DEMANDAS E CAMPANHAS MUNICIPAIS



O 16º Congresso da UPES - CONUPES, mais uma vez dentro do movimento estudantil da aos estudantes da Educação Básica (ensino fundamental e médio), ensino técnico e pré-vestibular, o direito à voz e voto!

Esse é um momento decisivo para que aconteça novas e maiores mudanças na Educação Paulista, debatendo e aprovando as resoluções que irão orientar, e a atuação da próxima gestão da UPES.

O 16 º CONUPES acontecera  dia 19 e 20 de Novembro, represente sua escola e faça parte dessa luta, não fique de fora do maior Congresso Estudantil do estado de São Paulo!

Para contribuir no processo do CONUPES, o Nossa Cara SP lança hoje uma séria de materia com o tema: Educação.
E pra você que já esta participando da campanha "Tenho algo a dizer" , o blog disponibiliza o link que contém:

Ata padrão de Eleição de delegados ao 16º Congresso da UPES e 39º Congresso da UBES



13º CONEG da UBES que entrou para história da entidade.

Com os cerca de 800 estudantes que estiveram reunidos no 13º CONEG da UBES, a votação que representou os 27 estados do nosso Brasil, após os grupos de debates e conjunções de educação com alto nível de participação dos secundaristas.

Jovens politizados e integrados com o cenário do sistema de formação do nosso país comporam o importante Conselho Nacional de Entidades Gerais em Brasília no início de setembro.
A luta é de longa data, nós reconhecemos os avanços que temos conquistados na educação com a criação do FUNDEB, o aumento de vagas no ensino superior, a ampliação do ensino técnico, entre tantos outros resultados que só com a consciência e empenho do movimento estudantil a nação brasileira tem conseguido conquistar.
Mas nós também reconhecemos que a educação ainda tem muitos desafios pela frente, porque ainda falta investimento, em estrutura e qualidade nas escolas. Por esses motivos continuamos na luta pelo investimento de 10% do PIB para Educação, por um Novo Plano Nacional de Educação, o sistema “S”, o PRONATEC entre outros, lutas que são nossas principais bandeiras.
Esse é o movimento estudantil, com os mesmos ideais que ajudaram a derrubar a ditadura militar do país, que defende 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação, que busca um diálogo com o governo e que mobiliza toda a sociedade a favor de melhorias para o povo brasileiro.
Exemplo disso, o apoio à greve dos servidores das instituições federais e aos estudantes chilenos que saíram nos últimos meses às ruas em busca de avanços na educação do seu país.
A juventude combativa discutiu esses entre tantos outros assuntos, fizeram do CONEG um Conselho riquíssimo em nome de todos os secundaristas dos quatro cantos do Brasil, expondo suas realidades, debatendo, refletindo e votando as diretrizes que o movimento estudantil irá seguir na busca de um Brasil soberano.
Confira aqui algumas resoluções do 13º CONEG da UBES que entrou para a história dessa entidade

 Arrumem as mochilas, 13º CONEG da UBES vem aí!

Estudantes de todo Brasil à caminho de Brasília!


 Finalmente está chegando, em oito dias acontecerá a abertura do 13º CONEG da UBES realizado em Brasília, de 31 de agosto a 3 de setembro; o encontro promete reunir mais de mil estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular de todo o Brasil. As entidades estudantis tomarão as ruas da capital federal em uma grande #marchadosestudantes finalizando uma série de atos, debates, passeatas e ocupações em todo o país na Jornada de Lutas do “Agosto verde e amarelo”.
O Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) é um dos principais fóruns de discussões do movimento estudantil e nesta edição traz como tema “Educação Tem que Ser10!”, campanha que a UBES, junto com a UNE e a ANPG, vem mobilizando os estudantes pelas ruas e universidades de todo o país, buscando o debate quanto a aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020.
Você que participou em seu estado das mobilizações nesse mês e está na luta por uma política social em defesa dos 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-Sal para a educação, está mais que convidado a fazer parte de mais esse marco da nossa história. Fortaleça a nossa luta e marque presença em Brasília, a UBES já tem tudo pronto para que você não fique fora dessa.

 

Prepare sua mochila!

- Primeira dica: se puder, leve uma barraca de camping para manter a sua individualidade e a organização do ambiente. Carregue ainda seu colchonete e roupas de cama – incluindo lençóis e travesseiro.
Garanta espaço na mochila também para: kit-higiene (com escova de dente, creme e fio dental, sabonete, xampu, desodorante); roupas leves e confortáveis; chinelos e/ou papete; repelente e filtro solar não podem faltar.
Para garantir a segurança, a UBES vai manter vigilantes todos os dias nas dependências dos alojamentos, mas a entidade não se responsabiliza por perdas e furtos de objetos. Cuidado com itens de valor, como notebook’s e câmeras digitais.
- Um calçado confortável é fundamental
- Proteja-se contra o sol
- Não esqueça da barraca e do colchão!
- Itens de higiene pessoal




Siga o check-list

Veja abaixo uma lista detalhada com itens fundamentais durante sua estada em Brasília
- Barraca
- Colchonete e travesseiro
- Kit de primeiros socorros (com remédios que se utiliza normalmente)
- Capa de chuva
- Cantil ou squeeze para água
- Sacos e sacolas plásticas (para lixo e para guardar roupas e calçados sujos)
- Fósforos e um isqueiro
- Filtro solar
- Cadeados pequenos (para a barraca e a mochila)
- Prato de plástico ou metal fundo
- Talheres (colher, garfo e faca)
- Caneca de plástico
- Pano de prato
- Xampu
- Condicionador
- Sabonete e esponja
- Pasta de dente
- Escova de dente
- Fio dental
- Pente ou escova de cabelo
- Toalha de banho
- Toalhinha pequena
- Papel higiênico
- Absorventes
- Elásticos de cabelo
- Um pouco de sabão em pó ou um pedaço de sabão em barra
- Leve roupas de tecidos leves e mais shorts e bermudas. A previsão do tempo Brasília é máxima de 29ºC
- Saco de dormir
- Isolante térmico, um pedaço de plástico de bolinhas ou folhas de jornal para impedir que a umidade que vem do solo atinja a sua “cama” e penetre pelas costas
- Máquina fotográfica
- Caderninho de anotações e caneta
- Repelente de insetos
- Óculos de sol
- Livro
- Baralho (para o bom e velho truco)
Para mais informações, entre em contato com nossa diretoria de comunicação através do e-mail: ubesecundarista@gmail.com

 Confira toda programação do 13º CONEB da UBES, acesse o link

 http://ubescomunica.wordpress.com/2011/08/22/programacao-do-1%C2%BA-eme-e-o-13%C2%BA-coneg-da-ubes/


 13º CONEG, saiba onde será realizado

Local do evento:
EAPE – Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do DF
Na capital do estado, a escola localiza-se na SGAS 907 Sul (próximo à entrada para o Parque da Cidade)

Alojamento, saiba onde você irá ficar

Local do alojamento:
EAPE – Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação
No mesmo endereço em que o Conselho será realizado, SGAS 907 Sul (próximo à entrada para o Parque da Cidade)