quinta-feira, 15 de maio de 2008

Vem aí o Congresso Nacional da UJS - cheio de surpresas

O momento do 14º Congresso da UJS

Para o Presidente Nacional da União da Juventude Socialista o diferencial deste congresso é que ele marca o início de uma nova fase para a organização. "Temos o desafio de fazer da UJS a entidade socialista da maior parte da juventude brasileira, fortalecendo a luta para ampliar os nossos direitos e para fazer do Brasil um país mais justo e soberano", afirma.
Gavião conta também que a tarefa dessa geração é construir uma UJS massiva e mais influente nas várias lutas políticas do nosso país. E foi pensando nisso que o mote da campanha, que sempre expressa o momento vivido pela entidade e pelo mundo, é uma frase do líder Che Guevara "Se o presente é de luta, o futuro nos pertence".
"A intenção foi, ao mesmo tempo, homenagear os 80 anos do nascimento do Che e chamar para um maior protagonismo político da juventude. Nesse sentido, com o mote escolhido neste ano, estamos convocando para a luta todos os jovens que questionam", afirma.
E as chamadas das campanhas da UJS seguem sempre esta linha de raciocínio. Sendo assim, no Congresso de 2002, a frase foi: "Os meninos e o povo no poder", expressando a intenção de eleger Lula presidente. Teve também, em 2007, a campanha de filiação da organização "Quer mudar o Brasil? Não fique só na vontade!".
Mas não é somente a partir dos motes que a União da Juventude Socialista atinge seus objetivos. Colocar as ações em prática, ouvir os questionamentos dos jovens e ser uma entidade que é a intermediária entre os direitos dos jovens e o poder público é extremamente importante.
"Nós queremos proporcionar à juventude a possibilidade de lutar pela construção de um sonho, queremos ampliar a capacidade de sonhar do conjunto da juventude e principalmente dos jovens socialistas", conta Gavião.
Além disso, para se construir uma sociedade justa é necessário alimentar seus sonhos, a vontade de transformar e de subverter a ordem das coisas. "E sabemos que só um jeito de realizar o sonho do Brasil socialista: sermos milhões de jovens atuando na política real e lutando para isso."
O Congresso da UJS é um momento rico de debates sobre os problemas juvenis. Durante vários dias são discutidas questões como: educação, violência e emprego. Neste processo são feitos vários apontamentos quanto às falhas do capitalismo como sendo pai e mãe dessas mazelas sociais, "e é a partir deste ponto que fazemos a defesa do socialismo científico como uma questão fundamental para a superação destes problemas. Na UJS o jovem é o grande responsável pela construção do Brasil que queremos".
Estrutura
Para os jovens... Um espaço da juventude
O tesoureiro da Executiva Nacional da UJS não tem dúvidas: "Escolhemos o melhor lugar para o Congresso Nacional da entidade: o Parque da Juventude foi uma decisão acertada até mesmo no nome".
A escolha do parque, para recepcionar os delegados e atividades do Congresso, surgiu na tentativa de criar um ambiente mais agradável e propício para um formato diferente que está sendo pensado para este evento. "O local reúne uma infra-estrutura adequada e instalações que nos ajudam a ter uma programação extremamente jovial, garantindo um bom debate político, com atividades esportivas e culturais. Nossa idéia é utilizar o complexo esportivo e todo espaço livre para atividades diversas como shows, saraus, tendas de música e tudo em meio a um verde que é a cor predominante".
Além disso, estar no Parque da Juventude é dar um mergulho em um pedaço fundamental da história paulistana. No local já funcionou a Penitenciária do Carandiru, ainda hoje existem dois antigos pavilhões que foram reformados e funcionam como escolas técnicas.
Com a estrutura pensada o próximo passo da Executiva Nacional da UJS foi pensar nas atividades e propostas culturais para o congresso. De acordo com o tesoureiro haverá três espaços alternativos, um deles é uma tenda de shows, paralela a ela terá um espaço com techno, dance e rap.
"Mas a grande novidade é o 'Cantinho de tudo um pouco' em que a turma poderá cantar, tocar, dançar, ler, trocar idéias, namorar, ouvir versos e prosas e ainda tomar um café ou chocolate quente para amenizar o frio paulistano", conta.
Organização
700 cidades em uma
"Esperamos cerca de dois mil jovens socialistas de todos os estados do país, mais de 700 cidades", afirma o Secretário Geral da Executiva Nacional da UJS, Ossi Ferreira.
Ossi explica que cerca de 2800 dirigentes e militantes estão envolvidas na preparação do congresso, nas plenárias que convocaram os congressos municipais e estaduais e que este evento estará recheado de novidades. "Estamos construindo este Congresso através das frentes da atuação da UJS, o que chamamos de 'Autonomia das Frentes', em que cada uma passa a pensar a organização no seu desenvolvimento político e crescimento orgânico, funcionando pelos núcleos e identificando todos os dirigentes da renovada entidade".
Outro ponto importante na questão organizativa foi o adiamento do congresso. De acordo com o secretário os primeiros meses desse semestre foi de intensas mobilizações, o que rendeu excelentes resultados políticos e muitas filiações. "Adiar o Congresso Nacional para acontecer entre os dias 12 a 15 de junho nada mais é do que uma iniciativa de dar mais tempo para as novas filiações", afirma. Programação
E em meio a tanto debate, a diversão
"A principal idéia foi formular uma programação diversificada", afirma a Diretora de Comunicação da entidade, Ticiana Álvares. Para ela o evento deve manter uma grande qualidade nos debates políticos. O diferencial na programação é o envolvimento de personalidades e artistas para debater os temas ligados à juventude.
"Queremos um congresso que mantenha vivo o debate sobre a ujs, sobre as teses da entidade e que possa também trazer especialistas nas áreas da saúde, cultura, esporte, violência, democratização da mídia entre tantas outras que estarão presentes no evento", afirma.
Além disso, neste ano uma parte importante da programação é a realização de eventos esportivos e culturais, como campeonatos de futebol, basquete, skate, uma série de shows e festas, além do café literário, pra galera ler, relaxar, etc..
A programação conta também com um grande ato político no sábado, 14 de junho. "É uma homenagem à história da UJS e ao grande líder da juventude Ernesto Che Guevara que nesta data completaria 80 anos", comenta Ticiana.
Outra novidade na programação e para o ato político é o lançamento do vídeo da UJS.

Nenhum comentário: