sábado, 21 de março de 2009

Virgílio Piñera foi

Virgílio Piñera foi um dos principais poetas de Cuba no século XX. Homossexual assumido, Nasceu em Cárdenas em 1924, mudou-se muito cedo para Havana, onde viveu boa parte de sua vida. Desde jovem tem suas poesias publicadas. Amigo íntimo de José Lezama Lima, Piñera foi um dos melhores representantes da geração modernista da ilha. Vitima da homofobia mais forte ainda em seus anos de vida, seu país não soube valorizar a importância de Piñera. Em Cuba apoós a revolução socialista havia uma série de incompreensões e preconceitos em relação a diversidade sexual (hoje os lideres cubanos se empenham em construir um ambiente que inclua os homosexuais, a maior representante dessa luta é Mariela Castro, filha de Raul Castro e diretora do CENESEX - Centro Nacional de Educacion Sexual). Devido a esse preconceito a partir dos anos 70, os livros de Virgílio Piñera deixaram de ser publicados no país e seu nome não era mais citado em conferências, ensaios ou aulas. Para resgatar a memória de Piñera, morto em 1979, o Mix Brasil traz três de seus poemas.

CORPO DO DIA(Tradução: Cristiane Grando)Creio na grata mansidão de uma maçã.E se de crer se trata, eu creio no dia de Deus repartido no cosmos como um leque que se abre e cujos raios são caminhos, tumultuosos caminhospelos quais se despenha o homem.
Creio na santíssima vontade de estarvivo onde estou, sob o fatalismo de haver nascido uma vez e ter-me dirigido em direção à morte, sítio irreal, inconcebível, onde é impossível permanecer.
Creio na solidão do doce sonho erótico na casa rodeada pelo sonho e a solidão em cujo interior converso com o ar.
Creio na virgem do retrato, na madona rodeada pela fonte, na estátua que és tu, corpo do dia, em que creio com todas as forças de minha vida.



por Denilson

Nenhum comentário: