segunda-feira, 27 de abril de 2009

UJS Sorocaba inicia um grande processo de discussão sobre Meio Ambiente com a Juventude Sorocabana.

SÃO AS ÁGUAS DE MARÇO.


No ultimo mês nos deparamos com diversas “catástrofes” ambientais em nosso país, começando com o desmoronamento devido ao corte de vegetação em Santa Catarina, passando pelas enchentes no Rio Grande do Sul, Ceará e São Paulo.

Em São Paulo não raramente vimos relatos de enchentes, desmoronamentos, famílias que perdem suas moradias, pessoas morrendo.

Qual é a causa deste Problema?

São as intervenções danosas que fazemos de forma irresponsável, almejando apenas necessidades econômicas.

A cada dia são destruídos milhares (para não dizer milhões) de hectares de vegetação em todo país, toneladas de lixos são depositadas em lixões, milhares de litros de esgotos despejados nos rios.

Isso se dá pelo fato de que somos convencidos de que precisamos de objetos inúteis, que devem ser trocados de forma sem menor pudor.

A mídia mostra e fala de aquecimento global, mas não mostra de fato que a causa desses problemas é o método de produção. Sim, pois são ainda as indústrias as mais poluentes, são os carros que a cada dia mais são colocados como status social. São as ocupações irregulares, fruto do sistema opressor que inibe o crescimento econômico e pessoal de toda a população, marginalizando e explorando a pobreza.

No fim que sofre somos todos nós principalmente essa classe de explorados sociais que perde o pouco que lhes é permitido adquirir, enquanto os exploradores promovem campanhas nas grandes mídias com artistas e mostram o quanto podem ser altruístas...

E mais uma vez as águas de março fecham o verão, sem promessas de vida...

Karen Castelli


* Texto base apresentado ao Conselho Municipal da Juventude de Sorocaba, onde a UJS Sorocaba compõe como entidade e tem um filiado como conselheiro pela sociedade civil.

Nenhum comentário: