quarta-feira, 20 de maio de 2009

Movimento “Da Unidade Vai Nascer a Novidade” divulga manifesto para o Congresso da UNE

"Pode chegar
Que a festa vai
É começar agora
E é prá chegar quem quiser
Deixe a tristeza prá lá
E traga o seu coração
Sua presença de irmão
Nós precisamos
De você nesse cordão..."
(Gonzaguinha)

O movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" lançou seu manifesto ao 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes. Nele, o movimento faz um chamado à formação de um amplo campo político capaz de colocar a entidade como protagonista nas lutas pelo desenvolvimento soberano do país, pela radical democratização e qualificação da universidade brasileira e pelo fortalecimento do movimento estudantil e da UNE.

O Manifesto começa celebrando as vitórias da UNE no último periodo "O movimento estudantil brasileiro celebrou, nos anos de 2007 e 2008, uma sólida unidade a partir da qual a UNE pode protagonizar grandes campanhas e conquistar importantes vitórias, que são patrimônio de todos os estudantes brasileiros." E destaca duas vitórias, a reconquista da sede histórica e a unidade formada no final do 51º CONUNE.

O Movimento chama para uma unidade dentro da diversidades de forças políticas que compõem a entidade "Uma unidade programática não pode, de forma alguma, desconstituir a identidade de cada movimento e corrente política que a compõe. Aliás, a unidade consegue ser mais sólida e duradoura quando serve ao crescimento da representatividade de todos os que dela participam. Em última instância, o crescimento e o enraizamento desse conjunto de correntes é o que faz a UNE forte, unitária, coesa e presente em cada universidade."

Sem duvidas, só com ampla unidade do movimento estudantil e das diversas forças sociais, é que conquistaremos dias melhores. Por Quê "Da Unidade Vai Nascer a Novidade"!

Confira o Manifesto Completo clicando aqui

Nenhum comentário: