sexta-feira, 11 de setembro de 2009

UJS lança movimento "Arrastando Toda a Massa" no maior CONEG da UBES dos últimos anos

O 12º Conselho Nacional de Entidades Gerais, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de setembro no Rio de Janeiro, reuniu 283 entidades municipais e cerca de setecentos estudantes e foi o maior e mais organizado fórum deste tipo realizado pela UBES nos últimos anos.

Ainda foi realizado junto com o Coneg, em parceria com a OCLAE, o 1º Encontro Latino Americano de Estudantes Secundaristas do qual participaram trinta delegados representando treze países. O Encontro foi importante para o objetivo de fortalecer a integração regional e a unificação das lutas das entidades estudantis do continente.
50% do fundo do Pré-Sal para educação

Entre os temas debatidos se destaca o potencial representado pelo pré-sal para o desenvolvimento do país. O consenso entre os estudantes é que devem ser destinados para investimento em educação 50% dos recursos do fundo social a ser criado com a exploração do pré-sal. O Coneg aprovou, por unanimidade, a "Carta Monteiro Lobato", na qual defende que essa riqueza é patrimônio do povo brasileiro e deve estar a serviço da construção de um país mais justo e desenvolvido. Monteiro Lobato, escritor brasileiro, foi um dos primeiros a defender a existência de petróleo no país e a criação da Petrobras.

Conferência de Educação

Para fortalecer a opinião sua opinião os estudantes debateram a Conferência Nacional de Educação (CONAE) e a necessidade de mobilização estudantil, desde as etapas municipais, para que as bandeiras levantadas pela UBES sejam aprovadas.

“Arrastando toda a Massa”
Os militantes da UJS, entidade que dobrou sua mobilização em relação ao ultimo CONEG, lançaram o movimento "Arrastando Toda a Massa", que pretende ser uma ampla articulação de lideranças do movimento estudantil secundarista, filiadas ou não à UJS, que debaterá nas escolas e levará suas propostas ao 38º Congresso da UBES.

Um comentário:

Bru-$creen disse...

tamu qaui em belem arrastando toda a massa tambem,adiciona o nosso blog ai na barra de blog da vc`s !!
sauda;oes estudantis da umes de belem

www.umesdebelem.blogspot.com