quinta-feira, 3 de setembro de 2009

UMECaieiras Realiza seu Primeiro Congresso




O evento foi realizado no dia 29 de agosto em Caieiras e reuniram dezenas de estudantes secundaristas da cidade interessados em juntar forças para poder lutar pelos seus direitos e pressionar o poder público para que coloquem em suas agendas as reivindicações dos jovens que freqüentam as escolas públicas de sua cidade. E nesse modo foi fundada a UMEC (União Municipal dos Estudantes de Caieiras).

A entidade foi criada no intuito de trazer a opinião do estudante a publico, mostrar a força dos estudantes de Caieiras. Questionando os responsáveis pela qualidade de ensino que temos hoje e cobrá-los com a força do movimento estudantil. Entre outros projetos na área de cultura, esporte e lazer para a nossa cidade.

Atividade essa que contou com algumas autoridades como: Arthur Herculano, Presidente da UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas); Pedro Bigardi, Deputado Estadual PCdoB; Joaquim Costa, Secretário de Cultura de Caieiras; Celso Nicolleti, Dirigente de Ensino e o Prefeito da Cidade Roberto Hammamoto.

“Queremos mostrar para todos que temos voz ativa e que não estamos de brincadeira e estamos aqui para lutar pelos nossos direitos e dar um basta à falta de ‘democracia nas escolas’ e lutar pelo ‘passe livre’ e por um ensino com a qualidade o suficiente para formar bons profissionais capacitados para alcançar seus objetivos e ter uma vida digna dentro da sociedade.” [Jonathan Presidente da UMEC].

“Esses congressos não poderiam acontecer em data mais simbólica, pois acaba de completar 30 anos a Lei da Anistia que permitiu a volta ao país de centenas de brasileiros que lutaram contra a ditadura militar e pela liberdade e democracia. E é graças à luta dessas pessoas, pela qual muitas chegaram a dar suas vidas, que manifestações como essa podem hoje ser realizadas livremente”.
Foi com essas palavras carregadas de emoção que o deputado estadual Pedro Bigardi abriu seu discurso de apoio aos Congressos da União Municipal dos Estudantes de Caieiras (UMEC)

Congressos foram marcados por fortes críticas à atual gestão, onde na educação pública do Estado de São Paulo, caracterizada como autoritária, antidemocrática e responsável pelo sucateamento da escola pública e por maus tratos a professores, funcionários e estudantes. "Hoje, as escolas públicas tem mais grades do que livros. É preciso lembrar aos tucanos que educação se faz com liberdade e democracia e não com autoritarismo", frisou Arthur Herculano.

Jonathan de Jesus Silva
Presidente da União Municipal dos Estudantes de Caieiras

Nenhum comentário: