quinta-feira, 29 de outubro de 2009

II Ciclo de encontros Regionais de Politicas Publicas de Juventude em Bauru

Refletindo sobre o II ciclo de encontros Regionais de Politicas Publicas de Juventude, realizado pelo governo do estado de São Paulo em Bauru nos dias 22 e 23 de outubro em bauru, deixamos a seguinte opinião:

Prova apenas que o governo paulista não tem projetos para a juventude e muito menos dá voz aos jovens ou os alerta sobre seus problemas.

O que tivemos neste encontro foram vários grupos que desenvolvem trabalhos sociais, como o SALA 5 de São Paulo, que fizeram um ótimo trabalho com os jovens, desenvolvendo e exercitando sua criatividade.

Mas os elogios param por ai, o governo deixou a desejar em muitas coisas neste encontro.
Primeiro politicas publicas da juventude não foi discutida, o debate e a realidade dos jovens não foram trazidas em pauta.

Não foi dito que a juventude é explorada no trabalho, que são usados como mão de obra barata, ganhando a metade do salario de um trabalhador comum, não foram abordados temas como a violência entre a juventude que aumenta cada ano astronomicamente, omitiram também a taxa de natalidade que aumenta entre as jovens entre 15 e 18 anos, onde o principal veiculo para evitar isso é a informação e a educação.

Falando em educação não foi dito que apenas poucos jovens de 18 a 25 anos chegam ao ensino superior.

Em resumo nenhum problema da juventude foi abordado, como a condição de seus bairros, escolas e etc.

Depois nos comerciais de TV do governo mostrará, fotos bonitas, dizendo que foram tratados temas da juventude, mais nada foi feito, apenas entretenimento desses jovens que estavam presente neste verdadeiro pão e circo romano ganhando uma bolsa bonita e assim fugir da realidade.

Na íntegra, notícia publicada no Portal da Juventude, como "realmente" foi o primeiro dia do encontro. Destacando na matéria o segundo parágrafo:
"A principal atividade do dia foi produzir um fanzine, uma publicação em forma de revista, e a surpresa ficou pelo tema, "eu já fui um espermatozóide", escolhido por eles em reunião de pauta no começo da manhã. Divididos em grupos (jornalismo, fotografia, história em quadrinhos e ilustrações, CCP - contos, crônicas e poesias) os jovens foram à rua, fizeram entrevistas, tiraram fotos e no final da tarde produziram uma revista de 12 páginas com o título "espermatozóides: todos somos campeões", abordando o tema de uma forma descontraída e muito inteligente. "

Não fizemos nenhuma atividade em rua e nem entrevistas.

Fica claro que o governo do estado quer maquiar a situação e não abrir os olhos da juventude para os reais problemas. Assim mantendo os jovens alienados e desinformados vão se mantendo no poder.
De JB M Moura
UJS Bauru

Um comentário:

Mayron Dreadhawk Costa disse...

a ujs é a umas das grandes alavancas das lutas publicas...
estamos a procura de nao parar contra essa corrente de descaso