1º) Coleta de dados
a) Para a isso é preciso que cada militante procure estar atento aos noticiários e faça este esforço para que seja possível discutir análise de conjuntura coletivamente;
b) Recomenda-se a anotação de dados e informações (bem sintética) num caderninho;
c) Os militantes devem procurar ler jornais de grande circulação de preferência. Quando isso não for possível vale qualquer meio que estiver à mão: internet, televisão, rádio de pilha, etc.
d) Não é preciso, nem possível, que todos saibam de tudo, o “quebra-cabeça” será montado com a contribuição de cada um
e) o núcleo deve buscar realizar reuniões de formação política duas vezes ao mês, se possível com intervalo de cerca de 15 dias e intercalada com as outras reuniões. Isso fica flexível a critério um dentro de sua realidade. O essencial é que encontre tempo para discutir isso ao menos duas vezes no mês.
f) O objetivo não é tirar uma análise de conjuntura perfeita e/ou para ser publicada. Apenas estaremos exercitando a construção de uma análise de conjuntura neste momento.
2º) Listar os acontecimentos
a) fazer a coleta de dados;
b) separar acontecimentos de fatos;
c) hierarquizar os acontecimentos mais importantes;
d) identificar sentido dos acontecimentos, isto é, separar os acontecimentos em si da sua interpretação.
e) quais as causas dos acontecimentos (efeitos), verificando o que é causa imediata e o que é causa anterior
f) acontecimentos apontam apenas mudança de rota ou ruptura?
g) qual a extensão dos acontecimentos?
3º) Identificar os atores
a) listá-los
b) classificá-los em: indivíduos, instituições, grupos/categorias e classes sociais
4º) Identificar os cenários
a) abertos (ruas, espaços públicos, espaços populares, etc.)
b) fechados (câmara, congresso, gabinetes, etc.)
c) identificar o cenário dominante
5º) Identificar o clima dos acontecimentos
O clima social é tenso, tranqüilo, de empolgação, etc.
6º) Avaliar as Relações de Forças:
a) poder de influência de cada ator no momento;
b) agrupações de atores que se opõem; se aliam; submetem um ao outro, etc.
c) quem está aliado com quem?
7º) Projetar as Tendências
É o objetivo da análise. Projetar as tendências para fazer nossas opções de ação concreta. Duas perguntas básicas tem que ser respondidas:
a) quais as possibilidades de desenvolvimento dos acontecimentos?
b) como vai ficar cada ator diante dos prováveis novos acontecimentos?
* Principais erros de uma análise:
a) comparação com outras realidades para projetar tendências;
b) superficialidade (descritivismo): análises cheias de dados, mas que não explicam causas e conseqüências;
c) subjetivismo: misturar o que queremos que aconteça com a análise dos fatos;
d) unilateralidade: só avaliar um aspecto das coisas e desprezar vários outros.
* Pontos para se atentar na coleta de dados:
De preferência ter um caderninho para anotações e voltar a atenção para:
a) Economia
- Inflação;
- Emissão de moeda (ver nos indicadores econômicos);
- PIB;
- Desemprego;
- Comércio Exterior (importação e exportação);
- Dívida Interna, Externa e % dos juros da dívida;
- Taxa de juros.
b) Política
- política econômica do governo;
- ação dos partidos: alianças, interesses, projetos;
- ações políticas do governo;
- ação dos movimentos sociais organizados;
- relação entre executivo – legislativo – judiciário;
- tendências de voto e simpatia do eleitorado;
c) Ideologia
- peso da instituições (ex: Igreja, TV, etc.);
- valores, idéias e comportamentos estimulados.
c) Relações Internacionais
- G7 (Grupo dos sete países mais ricos);
- FMI (Fundo Monetário Internacional);
- BM (Banco Mundial) ou BIRD;
- OMC (Organização Mundial do Comércio);
- OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento dos Estados)
d) Aparato Jurídico e Repressivo
- modificações de lei
- mudanças no funcionamento do aparato repressivo
OBS: Países para ter atenção especial além do Brasil
- EUA; Alemanha; Japão;
- México; Argentina.
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