quinta-feira, 26 de novembro de 2009

2º Encontro Comunitário JOVEM da Cidade de São Paulo!

O Pombas Urbanas, um dos grupos mais antigos a fazer teatro de rua na cidade de São Paulo, levA várias companhias teatrais ao 2° Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, um festival adulto feito por jovens que visa reunir diversos grupos, premiados pela pesquisa teatral e intervenções nas comunidades em que atuam.

Entre os dias de 15 a 21 de novembro de 2009 no Centro Cultural Arte em Construção - NA CIDADE TIRADENTES - SÃO PAULO - CAPITAL!

O público pode conferir os espetáculos gratuitamente.
Entre os participantes estão NÚCLEO FILHOS DA DITA, com a peça os Tronconenses, a montagem do espetáculo que é uma arte que traduz a realidade que vivemos das periferias ao centro da cidade.

Todas as cenas são constituídas de personagens que vemos todos os dias: a Louca, que fala sem pudor das verdades que muitas vezes são camufladas; a Dita, uma mulher nordestina que trabalha noite e dia para sustentar a casa e seus filhos; a 'boca do lixo' nome que usamos para denominar as ruas do centro da cidade com os meninos de rua; as prostitutas e o cafetão. Todos possuem um domínio e agilidade de sobrevivência no espaço que vivem e ao mesmo tempo são ignorados por quem passa.

Esse espetáculo tem a possibilidade de mostrar ao público o que somos enquanto jovens, brasileiros, nossa cultura, nossa identidade e nossa realidade. Todos participam e fazem parte direta ou indiretamente da 'cena', que é a realidade de todos os dias, mas que muitas vezes ignoramos e maquiamos. VALE MUUUITO A PENA ASSISTIR.

Também foram convidados grupos que desenvolvem trabalhos similares em outras cidades como a Cia. Dança e Vida de Ribeirão Preto. Além de grupos importantes como o Theatrupe,o Tatudotopia, o Grupo do Balaio e o próprio Grupo Pombas Urbanas com o espetáculo Historias.

Quem puxa o Encontro Comunitário JOVEM da Cidade de São Paulo é o Instituto Pombas Urbanas através do Núcleo Filhos da Dita, que além de promoverem uma grande circulação teatral e artistica na zona leste da capital paulista, também estimula e atua em redes nacionais e internacionais como a Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade. Participa de redes de teatro comunitário da Argentina, Colômbia e Cuba e dos movimentos de teatro de rua de São Paulo, Rio e Bahia.

Os fazedores do Encontro contam com cursos de dramaturgia, cenário, figurino, maquiagem e seminários sobre teatro comunitário.

O festival se inicia e se encerra com o cortejo de todos os grupos, atores, alunos e simpatizantes pelas ruas de Cidade Tiradentes. Já ta virando tradição da comunidade!
Participem!

Nenhum comentário: