quarta-feira, 28 de julho de 2010

1º Encontro de Comunicação sobre Mídia e Eleição debateu, em São Paulo, o papel das novas mídias e a importância da UJS em 2010!

Encontro reuniu Jornalistas e Juventude que traçaram um panorama dos efeitos do PIG nas Eleições

Neste último sábado a União da Juventude Socialista do Estado de São Paulo em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” promoveu o 1º Encontro de Comunicação sobre Mídia, Eleição e Juventude. O convidado especial foi o jornalista do Blog Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim, que iniciou sua fala contando sobre sua breve atuação na UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) nos tempos de secundarista, falou também sobre liberdade de expressão e liberdade de imprensa, e o comportamento do PIG (Partido da Imprensa Golpista) nas eleições. Além dele, também fizeram suas exposições: o jornalista e presidente do “Barão de Itararé”, Altamiro Borges, o jornalista Luiz Carlos Azenha, do Blog VIOMUNDO, e nossa querida Conceição de Oliveira, twitteira no @maria-fro. . Como vamos usar a Internet para combater o PIG nas Eleições? Foi essa a pergunta, tema do Encontro, que a UJS-SP e os convidados tentaram responder. Durante toda sua explanação Paulo Henrique frisou que estava sendo realista. Para ele temos que ir para a tecnologia seguinte, ir para internet para multiplicar, dividir, permitir a liberdade de expressão. A Imprensa está no centro da democracia. " href="http://3.bp.blogspot.com/_SSGh-rE2GHQ/TFDPo7L952I/AAAAAAAABdg/_Yl4AErQz-U/s1600/DSC_0046.JPG">
Neste cenário, precisamos aprofundar e lutar pela democratização da Banda Larga.
Para Altamiro Borges (Miro), a juventude se mostra como agente fundamental nessa batalha pela democratização dos Meios de Comunicação. “O principal hoje é Plano Nacional de Banda Larga!”. E ainda fez o convite para tod@s participarem do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que ocorre nos dias 21 e 22 de Agosto no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (uma boa noticia é que da inscrição de 100,00, estudante paga só R$ 20,00!). Para se inscrever é só mandar um e-mail para contato@baraodeitarare.org.br ,maiores informações em www.baraodeitarare.org.br .
Na parte da tarde o debate sobre Novas Mídias contou com a participação de Azenha, do Blog VIOMUNDO, e Conceição de Oliveira, @maria-fro. Ambos fizeram a discussão sobre Blog e Twitter acompanhado de oficinas. Ao final do Encontro a UJS-SP lançou pelo Twitter a campanha #BandaLargaParaTodos .

O Encontro contou com a participação de 105 jovens de 24 cidades do Estado de São Paulo. A UJS encerrou reafirmando a responsabilidade dos jovens socialistas na luta contra o PIG nas eleições desse ano, a luta em defesa da democratização dos Meios de Comunicação e principalmente a defesa da Banda Larga para tod@s.
Terminado o encontro rolou a 1º Reunião da Direção Estadual da UJS-SP, que aprovou as resoluções para as Eleições de 2010. Para acessá-las acompanhe no Nossa Cara SP.

Nenhum comentário: