sexta-feira, 27 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO : Audiência pública discute autonomia do campus de Cubatão da Escola Técnica


A emancipação do campus de Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (antiga Escola Técnica Federal) é o tema de audiência pública a ser realizada nesta sexta-feira (27), às 14 horas, no Bloco Cultural do Paço Municipal.
A proposta da comissão é transformar o campus em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Cubatão, com autonomia organizacional e financeira em relação ao Instituto de São Paulo.
Na quarta-feira (25), integrantes da Comissão Emancipação Já, formada por alunos e ex-alunos da Escola Técnica e lideranças estudantis, participaram de reunião com a prefeita Marcia Rosa. Eles estiveram acompanhados pela diretora da unidade, Márcia Helena Marques Rabelo.

Para os integrantes da comissão, a autonomia dará condições ao futuro Instituto de Cubatão, atualmente com cerca de mil alunos, de iniciar cursos de engenharia portuária, engenharia de pesca e engenharia ambiental, tecnologia e jogos on line, gestão pública, petróleo e gás, química, física e matemática, entre outras necessidades do mercado de trabalho regional e nacional. “A transformação do campus em instituto será um marco para a emancipação do jovem de Cubatão e da Baixada Santista”, acredita Ana Cristina de Araújo,militante da UJS e presidente do Grêmio Livre Estudantil Chico Mendes e da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Cubatão (UMESC).



A prefeita se mostrou solidária aos objetivos da comissão e anunciou que tratará do assunto diretamente com o ministro da Educação Fernando Haddad, se possível na próxima semana, quando estará em Brasília. “O ensino tecnológico é fundamental para o crescimento do país”, destacou Marcia Rosa. Para ela, a transformação do campus em instituto iria atender também a demanda dos estudantes da cidade por ensino público superior.

Encontro estadual em Cubatão – O militante da UJS e presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Tarcísio Boaventura, aproveitou o encontro para anunciar a ideia de trazer para Cubatão o Encontro Paulista de Escolas Técnicas, que será realizado entre os dias 13 e 15 de novembro, reunindo na cidade entre 600 e 700 alunos de mais de 40 municípios de todo o Estado. A prefeita destacou que o encontro é uma ótima oportunidade para mostrar a cidade para um público formador de opinião.

Nenhum comentário: