quinta-feira, 26 de agosto de 2010

“Eu também tenho direito de tocar meu tamborim”-Martinho da Vila...
















Nos dias 20, 21 e 22 de agosto aconteceu o 1º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas tendo sido um marco histórico para a democratização dos meios de comunicação. O “Nossa Cara SP” não podia estar de fora e aproveitando o encontro entrevistamos uma galera que toca um tamborim na mesma nota que a juventude.

Por Aline Lopes

Com a participação de 300 blogueiros progressistas, o encontro teve início na última sexta (20), com muita animação e felicidade de poder estar sendo realizado e na ocasião os blogueiros caíram na dança com a banda de chorinho do Nassif. Na manhã de sábado, rolou o 1º debate do encontro no auditório do Sindicato dos Engenheiros onde Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Débora da Silva e Rodrigo Viana falaram sobre “o papel da internet e os desafios do encontro”.

“Tem que florir mil flores, temos que fazer crescer a blogosfera, temos que fazer muitos blogues, muitos twitters, para que aconteça essa disputa contra-egemônica” fala nosso querido Miro sobre um dos objetivos do encontro.
“Nós temos que, respeitando a diversidade desse movimento e a sua riqueza está na diversidade sem uma visão verticalizada e centralizada. A riqueza está na diversidade”, afirmou.

O que rolou:
Painéis sobre ameaças à internet, neutralidade na rede e questões jurídicas (para dar uma força já que o Partido da Imprensa Golpista-PIG não perde tempo em tentar boicotar a blogosfera progressista) foram feitos por uma galera que manja do assunto. Um dos painéis explicava como financiar a blogosfera (para dar uma ajudinha e aumentar a rede de blogueiros). E para que as “flores sejam belas” foi realizada uma oficina sobre blogs, Twitter, tvweb, tecnologias de uso da web,entre outros.
A democratização dos meios de comunicação é fundamental para modificar a democracia no Brasil, e torná-la uma democracia para todos. Essa foi a principal colaboração do encontro para a sociedade e principalmente a juventude.
Emir Sader em entrevista ao “Nossa Cara SP” afirmou que a velha imprensa que esta aí não fala em nome do país, pois só consegue atingir 3% de rejeição do governo Lula. Então é minoria e precisamos criar outras vozes em que todos falem, todos digam, todos se expressem, principalmente a juventude que assim passa a mostrar sua cultura, criando outros valores.

A juventude também tem seu tamborim
A UJS-União da Juventude Socialista não fez por menos e antes da realização do encontro preparou ativamente sua militância sendo que o resultado foi o lançamento de uma rede para cadastrar tod@s @s blogueiros da organização.
No encontro de blogueiros a UJS organizou uma reunião com os jovens comunicadores debatendo o Plano Nacional de Banda Larga e criando o movimento da Juventude Blogueira carinhosamente apelidado de J-Blog.
Como meta principal a Juventude Socialista lançou a proposta pelo direito universal de acesso à internet e banda larga como constitucional, proposta essa que foi debatida nos seis grupos de trabalho tendo sido encaminhada e aprovada com sucesso na plenária final do encontro.
Agora não existem mais os donos da informação, mas uma diversidade de fontes principalmente entre a juventude que está ligada no que acontece em nosso país. Não se aceita mais o filtro único dos grandes meios de comunicação, mas a internet está sendo usada como ferramenta que tem aprofundado a democracia no Brasil.
Brizola Neto, blogueiro de mão cheia deixou seu recado para o “Nossa Cara SP: “Esse novo momento que está vivendo a nossa democracia, está sendo coroado por esse movimento da blogosfera, que muda realmente o perfil da informação no nosso país.”

Do “tamborim” só saíram boas músicas
A plenária final aprovou o próximo Encontro que será em 2011. Para ampliar a participação dos blogueiros, foram aprovados “Encontros Regionais” nos estados que terão oficinas de software livres, twitter e blogs, juntamente com a Carta dos Blogueiros Progressistas, tendo sido um dos frutos da Plenária Final aprovada no último dia.
O sentimento que esteve presente em todo encontro foi de satisfação e vontade de lutar e garantir que o próximo encontro seja melhor do que este que superou de longe qualquer expectativa, garantindo que muitos outros venham tocar esse tamborim!

Nenhum comentário: