quarta-feira, 24 de novembro de 2010

7º BIENAL e 13º CONEB da UNE



Nesses oito anos de governo Lula, a educação superior brasileira modificou-se profundamente. A implementação de programas como o PROUNI (Programa Universidade Para Todos) e o REUNI (Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) deram um novo caráter às universidades e modificaram o perfil do estudante universitário. A expansão das universidades federais, a criação de Institutos Federais por todo o país, a modificação do acesso ao ensino superior pelo sistema ENEM/SISU (Exame Nacional do Ensino Médio/Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação) e, por fim, a realização da Conferência Nacional de Educação são alguns exemplos de mudanças que afloraram no campo educacional de maneira mais avançada.

Com vistas a essa nova realidade, o Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) buscará atualizar o debate educacional especialmente em relação ao Projeto de Lei da Reforma Universitária da UNE (União Nacional dos Estudantes), realizando um balanço entre os avanços alcançados com o governo Lula e os desafios a serem perseguidos na busca por uma educação superior de qualidade, que sedimente o tripé ensino, pesquisa e extensão. O CONEB será realizado entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2011, na cidade do Rio de Janeiro e visa sanar quaisquer insuficiências que existam no debate educacional dentro do movimento estudantil no que tange o ensino superior.
O objetivo desse CONEB é também elaborar sobre a educação brasileira como um todo, de maneira a colaborar com o pensamento progressista de avanço para as mudanças necessárias. Em especial, deve-se compreender que algumas bandeiras históricas do Movimento Estudantil
Universitário foram renovadas. A redução das mensalidades, que antes era considerada bandeira prioritária do movimento, hoje não faz mais tanto eco na universidade. Qualidade de ensino e inserção no mundo do trabalho são os grandes temas que surgem a serem explorados nessa nova quadra.
Reunir todos os Centros Acadêmicos do Brasil é uma tarefa que se faz necessária também para oxigenar e movimentar a rede do movimento estudantil, além de legitimar a representatividade das entidades gerais no diálogo com todas as entidades de base. O CONEB é composto, em sua grande maioria, por dirigentes de CAs pouco experimentados dentro da realidade do movimento estudantil. Portanto, se faz urgente renovar o formato desse fórum.                               

Oficinas de gestão de CAs, de elaboração de estatutos e regularização de entidades, de gestão financeira e convênios são algumas iniciativas que possibilitarão ao estudante ter mais clareza na gestão e organização de sua entidade no interior da universidade.
Vale ressaltar que esse CONEB será realizado em conjunto com a 7ª Bienal dos Estudantes (UNE, UBES e ANPG) e também com o 1º Encontro de Grêmios da UBES. Sendo assim, é rica a oportunidade para levar às salas de aula de todo o Brasil um debate cada vez mais avançado acerca dos rumos da educação no país.

Nenhum comentário: