quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A quem interessa os ataques ao ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova realizada anualmente desde 1998 pelo Ministério da Educação para avaliar o Ensino Médio do Brasil. Muitas universidades têm utilizado a pontuação do ENEM como parte de seu processo de ingresso e, desde 2009, existe a proposta de utilizar o exame para ingresso unificado nas principais Universidades Federais.

Desde então, o ENEM tem sido constante alvo de críticas. Diga-se de passagem, parte das críticas tem sua razão, afinal, de fato a aplicação do Exame teve muitos problemas em 2009 e 2010 (provas furtadas, gabaritos com numeração errada etc).

O mais grave é a campanha midiática que tem sido feita contra o ENEM. Criticar o ENEM para melhorar é uma coisa, criticar para destruir é outra.

O ENEM é um avanço no sistema educacional Brasileiro e deve ser aprimorado. No mesmo molde existe o SAT nos Estados Unidos, que também já teve seus problemas. A diferença é que o SAT ocorre várias vezes ao ano, ou seja, o problema em uma prova não atinge tão gravemente os estudantes que a prestaram, basta indenizá-los e eles fazem a prova de novo alguns meses depois. Talvez esta seja uma boa alternativa ao ENEM.

Outra questão importante é que o ENEM se destacou por ser uma prova reflexiva, que media a capacidade de raciocínio e compreensão dos estudantes, em vez de medir quem decorou mais fórmulas ou datas, como nos vestibulares por ai afora. Recentemente, o ENEM tem perdido este caráter reflexivo e passou a exigir mais conteúdo decorado, o que é uma pena.

O ENEM deve ser repensado, no sentido de aprimorado. E todas as propostas de supressão do ENEM devem ser rechaçadas.

Taquaral -Acesse marciotaquaral.blogspot.com

Nenhum comentário: