sexta-feira, 11 de março de 2011

Transformar o Sonho dos estudantes paulistas em realidade!

Por Carlos Eduardo:

Com a vontade de transformar os sonhos de milhões de estudantes universitários do maior estado da federação, é com grande alegria que estudantes do movimento “Transformar o Sonho em Realidade” chegam ao ano mais importante da vida da União Nacional dos Estudantes e da União Estadual dos Estudantes de São Paulo.
Depois das inúmeras batalhas que enfrentamos no ultimo período dentro das universidades publicas e privadas podemos nos orgulhar das vitórias e conquistas do movimento estudantil em nosso estado.
Estas batalhas tais como a PEC nº9 que está em tramitação na assembléia legislativa de São Paulo é símbolo de uma bandeira que colocou milhares de estudantes nas ruas de todo país e que, se aprovada, deve destinar para a educação paulista 50% dos royalties do pré-sal que são destinados para São Paulo.
No entanto, muito ainda longe de terminar foram as diversas batalhas contra o aumento das mensalidades que todos os anos movimentam os estudantes. Um bom exemplo de organização em luta com a UEE|SP foi a ocupação que fizemos na UNIVAP no Vale do Paraíba. Lá, junto à luta pelas mensalidades também lutamos pela qualidade do ensino universitário como um todo, dizendo que acima de tudo os estudantes são o pilar fundamental para conquistar uma educação superior com qualidade.
Em conjunção à essas lutas convocamos a universidades a cumprir um ritual democrático de participação interna de toda a comunidade acadêmica. Com animação e entendendo o ainda pequeno, mas importante, processo de ampliação do acesso ao ensino superior, organizamos diversos encontros de estudantes do ProUni, buscando ampliar no interior das instituições o aperfeiçoamento das demandas e problemas que ainda são presentes na vida dos estudantes atendidos por este programa.
A presença e atuação da bancada da UEE|SP na Conferência Nacional de Educação – CONAE, em suas diversas etapas, fez coroar uma luta histórica dos movimentos educacionais, garantindo um espaço para participação da sociedade em debater os rumos da educação que queremos. Naquele espaço os estudantes e diretores da nossa querida União Estadual defenderam bandeiras educacionais, tais como: 10% do PIB para educação, regulamentação do ensino privado, uma lei de regulamentação dos abusivos aumentos de mensalidades, uma universidade pública paulista que atenda o crescimento da demanda por vagas no estado de SP, a reserva de vagas de 50% no mínimo de estudantes oriundos de escolas públicas, um novo modelo de avaliação que leva em consideração as condições da realidade colocada para cada estudante.
Defendemos também o Fundo Paulista de Assistência Estudantil com objetivo claro de garantir condições para manutenção dos estudantes dentro da universidade no estado de São Paulo, e não deixamos de pautar a garantia do tripé ensino-pesquisa-extensão na perspectiva de um ensino universitário antenado com as demandas de desenvolvimento que esteja a serviço da aproximação do estado para com o seu povo.
A UEE|SP nestes últimos anos se tornou uma entidade respeitada por todos os paulistas, foi protagonista em inúmeros momentos em todo estado, se fez presente na luta cotidiana, e assim fizemos com que entidades centrais dos estudantes se reaproximassem e/ou voltassem para a base da UEE|SP e do movimento estudantil paulista.
Realizamos uma caravana que organizou mais de 300 centros acadêmicos pelo estado afora, organizando plenárias, debates e ações estudantis em torno do projeto UNE Brasil para as eleições de 2010! Fomos, nesta última, protagonistas reais travando compromissos das pautas estudantis para os inúmeros candidatos aos cargos eletivos em todo o estado.
Ainda temos muitos desafios a serem superados, a UEE|SP cada vez mais tem que se transformar na entidade de todos os estudantes. Organizar e, através de sua diretoria, ganhar o povo paulista para a construção do Plano Estadual de Educação de São Paulo e no mês de março aprovar a PEC do Pré-sal paulista para fazer da educação de nosso estado a melhor e mais forte educação do país!
Mais pra isso, cada estudante do movimento “Transformar o Sonho em Realidade” e os estudantes próximos à União Estadual dos Estudantes vão ter que criar nas universidades um grande clima de muita animação e irreverência, transformando os sonhos de uma universidade em realidade, cuidando da festa do CA, do DCE, mas também de muito debate sobre a educação, levando o que sabemos fazer de melhor pra dentro das salas de aulas: o prazer de militar e fazer parte do Movimento Estudantil.
Boa sorte a todos e todas, vamos fazer do 10º Congresso da UEE|SP e do 52º Congresso da UNE um espaço da juventude paulista e brasileira!

*Carlos Eduardo é presidente da União Estadual dos Estudantes de SP e um dos Coordenadores do Movimento “Transformar o Sonho em Realidade” em SP.

Nenhum comentário: