terça-feira, 13 de setembro de 2011

UJS cobra Passe-Livre para PROUNISTAS em Reunião Com Kassab...


O presidente UJS da Capital Osvaldo Lemos, o presidente da UEE-SP  Alexandre "Cherno" ,   se reuniram com o prefeito  Kassab, entre outras autoridades para cobrar posicionamento sobre o passe livre para bolsistas do ProUni
Na última quinta-feira (6/09), lideranças da UJS que atuam  no movimento estudantil se reuniram com o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, para solicitar o apoio da prefeitura ao Projeto de Lei 256/2011, de autoria do vereador Netinho de Paula (PCdoB), que aprova no município o passe livre para os estudantes bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni).
Pensado para evitar a evasão escolar dos estudantes de baixa renda contemplados pelo programa de bolsas do Governo Federal, o PL, que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal, passa agora pelas Comissões de Administração Pública, de Atividade Econômica e de Finanças e Orçamento.
“A aprovação desse projeto de lei é muito importante do ponto de vista da permanência desses estudantes na universidade. Levantamos essa bandeira porque acreditamos que o projeto beneficiará muitos jovens da nossa cidade”, comentou o presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, Alexandre Eduardo Silva.
Caso aprovado, o projeto beneficiará mais de 150 mil estudantes prounistas matriculados nas instituições de ensino superior da cidade de São Paulo. Somente no ano de 2011 já foram ofertadas quase 40 mil bolsas do ProUni, parciais e integrais, aos estudantes do município.


Na reunião com o prefeito Gilberto Kassab estavam presentes o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu; o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovik; o presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), Alexandre Eduardo Silva e o ex-presidente da UNE, Augusto Chagas.
Também estavam presentes na reunião o vereador Netinho de Paula (PCdoB); o vereador Jamil Murad (PCdoB); o coordenador de Juventude da cidade de São Paulo, Devanir Lima; o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck; o secretário dos Transportes, Marcelo Branco; e um dos organizadores da Conferência Municipal de Juventude, Osvaldo Lemos.
O presidente da UNE, Daniel Iliescu entende que o projeto pode tomar projeção nacional. “Nós apoiamos essa bandeira da UEE-SP por sabermos que essa iniciativa pode ser reconhecida nacionalmente e adotada por outras cidades e estados”, disse. Ele ainda completou. “Um exemplo de mobilização estudantil que deu certo foi a conquista da meia-passagem pela UEE-RJ no início do ano, por isso que acreditamos na força do movimento estudantil para mais essa vitória”, pontuou.
Durante a reunião, o projeto foi apresentado ao prefeito por cada um dos presentes, cobrando um posicionamento em relação ao novo programa. “É evidente que somos a favor do projeto de lei, o que precisamos é encontrar os caminhos para um ponto de equilíbrio para o funcionamento do projeto. Mas o importante é que saibam que estamos abertos para encontrar uma medida e que temos boa vontade para a concretização da ideia”, afirmou Gilberto Kassab.
Sobre a relação dos estudantes com o PL do vereador Netinho de Paula ainda explicou: “Os estudantes têm um papel fundamental no projeto de lei e no meu mandato, que está se prendendo nessa causa. Por isso que eu defendo não somente a entrada desse jovem na universidade como defendo também a permanência dele nos estudos”, disse.
Entre outros assuntos tratados na reunião, o presidente da UBES pediu apoio para a realização do Congresso da entidade na cidade de São Paulo, que está previsto para ocorrer no final de novembro. Em resposta, Kassab afirmou que iria se reunir novamente com o presidente da entidade para discutirem o assunto, mas desde já assumiu o compromisso de apoio ao congresso dos estudantes secundaristas.
Fonte UNE com adaptações

Nenhum comentário: