quinta-feira, 25 de outubro de 2012

#Artigo "Brasil do tamanho dos nossos Sonhos" Por Jadson Fernandez


"Quando o sistema capitalista aliena nossa Juventude dizendo que eles não tem solução, nós da União da Juventude Socialista, rebatemos com voracidade, A Juventude é a SOLUÇÃO..."
Por Jadson Fernadez


Há anos por onde passo, nos congressos, simpósios, conferências e workshops, sempre deixo meu bordão(risos), quando o sistema capitalista aliena nossa Juventude dizendo que eles não tem solução, nós da União da Juventude Socialista, rebatemos com voracidade, A Juventude é a SOLUÇÃO, e conseguimos ter essa percepção tão fácil através da leitura, através da pesquisa histórica de lutas e conquistas, através da Cultura, que nada mais é que todo modo de se transmitir um complexo de informações e garantir sua inserção e permanência em nossas vidas.
Através de nossa história vemos a maioria das transformações ao redor do Globo Terrestre, vem da Juventude, daquela que se cansou do modelo básico de encaixotamento de idéias e repressão a estar no protagonismo do norteamento das políticas públicas, um passo importante, tido como marco histórico divisor de águas para nossa Juventude, é o nosso Estatuto da Juventude, que visa trazer esse protagonismo.
Mas do que vale um Estatuto? se o Jovem não é estimulado a ler, a sair da sua caixinha, a irromper com alguns paradigmas impostos pelo sistema alienante? Recorremos então a nossa cultura, aos nossos antepassados, como exemplos práticos de como vencer tais barreiras, através da sua genuína expressividade artística, como a Capoeira, que auxiliou grandemente na libertação do povo cativo, salve Zumbi dos Palmares e sua juventude aguerrida, que não temeu a morte e lutou até o fim, é por meio da Cultura que o povo se liberta, evolui e transcende a condição de simples ser humano, a Cultura é do Povo, para o Povo e a favor do Povo.
Sempre que o Mundo passa por crises, é a Juventude que se levanta para executar transformações, “A Juventude que ousa lutar, constrói o poder popular”, isso é fato, temos muito a lutar, temos muito a melhorar em nosso país, na perspectiva dos Jovens, por isso a importância no âmbito municipal e estadual, a participação dos Conselhos da Juventude, para que a transformação necessária ocorra no prisma da juventude ansiosa por renovações e inovações.
A UJS firma a todo minuto esse compromisso com nossos queridos irmãos e irmãs da Juventude revolucionária socialista trabalhadora, ao passo que nosso Brasil Avança, nossa Juventude se fortalece, e cria novos rumos para a História do nosso país, deixando um legado de lutas e conquistas para as futuras gerações terem também seus heróis e suas referências culturais.
Assim como Zumbi dos Palmares é um exemplo de superação, de alcançar o impossível, nós temos também como responsabilidade, de fazermos um Brasil cada vez mais justo e com mais oportunidades a todos, para que sejamos lembrados não somente como mártires da história revolucionária, mas também, como aqueles que não se calaram, não se acomodaram em suas barreiras, aqueles que não silenciaram as suas vozes, não negligenciaram seu direito de lutar e seu dever de Amar a nossa Pátria Mãe Gentil.
Se não Nós, quem? Se não Agora, quando? Até quando viveremos as margens da transformação e deixar que o sistema capitalista nos diminua e nos faça apenas de massa de manobra? Avante Juventude, nosso Povo necessita do nosso suor, da nossa ousadia em construir, da nossa jovialidade e da nossa energia transformadora. Para construir um Brasil do tamanho dos nossos Sonhos.
Jadson Fernandes é Professor de Artes, e Diretor Estadual de Cultura da União da Juventude Socialista de São Paulo. 
imagens retiradas gentilmente da internet. www.google.com/imagens

Nenhum comentário: