quarta-feira, 19 de junho de 2013

lançamento do livro “Repressão e Direito a Resistência

A Fundação Maurício Grabois tem a honra de convidar a todos(as) para o lançamento do livro “Repressão e Direito a Resistência: Os Comunistas na luta contra a ditadura (1964-1985)” , resultado de uma importante iniciativa do projeto Marcas da Memória da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça.
Ao tomar conhecimento da “Chamada Pública” para o programa, a Fundação Maurício Grabois, através de seu Centro de Documentação e Memória (CDM), apresentou o projeto e recebeu a aprovação da Comissão, cujo presidente, Paulo Abrão, é um entusiasta do restabelecimento da verdade sobre os fatos ocorridos no período da ditadura militar entre 1964 e 1985. Em diversos momentos, ele destacou a importância de trabalhos como este “para a construção de uma memória oficial sobre a ditadura que vitimou o país por mais de duas décadas”. Segundo Abrão, esses são passos importantes para a criação de “um movimento nacional pela memória”. Movimento que ajuda a combater a cultura do esquecimento, uma cultura que provoca duplo dano: colabora para que os fatos criminosos e hediondos relacionados à repressão política não sejam desvendados e, em consequência, desarma a sociedade da necessária vigilância para que não se repitam.

O livro abarca, basicamente, os depoimentos de militantes que pertenceram à Ação Popular (AP) e ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), duas organizações de origens diferentes que se aproximaram no final da década de 1960, processo que culminaria na incorporação da AP ao PCdoB, em 1973. Ele contém 26 entrevistas das 52 realizadas ao longo dos últimos meses.

O conjunto de recortes biográficos não constitui um amontoado de fragmentos, mas sim uma rede orgânica, uma teia viva por onde se vê a história articulada. A obra constitui uma narrativa onde a luta política contra a ditadura e por justiça social conecta as variadas existências individuais. Os muitos comunistas perseguidos individualmente retomam, aqui, sua dimensão de grupo politicamente organizado. Juntos representam não apenas a si próprios, mas a toda uma geração de lutadores perseguidos políticos brasileiros, e todo o seu pensamento político de esquerda que o autoritarismo pretendeu exterminar.

Lançamento: Dia 05 de Julho de 2013 – 15h
Local: Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja, Centro. São Paulo-SP.
Auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: