quinta-feira, 24 de julho de 2008

UJS São Paulo aprova moção contra a 4ª frota dos Estados Unidos



4ª Frota dos EUA é uma afronta aos povos latino-americanos



A Direção Estadual de São Paulo da União da Juventude Socialista – UJS – em reunião no dia 13 de julho desse ano, a primeira após o congresso que a elegeu, discutiu e aprovou essa presente moção em repudio a ação dos EUA de reativar a 4ª Frota de Intervenção para patrulhar as águas da América Latina.
Nosso continente está passando por uma série de experiências que contestam a ação do imperialismo.
A ascensão de forças e personalidades progressistas aos governos de países da região e a derrota dos partidos neoliberais marcam um período promissor na vida dos povos latino-americanos. O eixo central de nossa estratégia de integração é a questão energética, dado que a região é rica em fontes de energia, como petróleo, gás, biomassa, urânio e energia hidroelétrica. A única guerra pela qual nos erguemos é contra a fome, a pobreza e a miséria gerada por muitos anos de dependência ao capital estrangeiro e domínio de setores cujo único interesse foi o enriquecimento de alguns em detrimento da maioria da população. Porém, como os Estados Unidos já não têm voz de comando naquilo que outrora era tido como o seu quintal, eles aumentam sua agressividade.
A história mostra até que ponto os EUA são capazes de ir para fazer valer seus interesses. Na segunda metade do século passado, quando os governos latinos - americanos não atenderam os interesses yankees, esse país apoiou e financiou golpes e regimes autoritários que perseguiram, torturaram e assassinaram diversos combatentes do povo. O imperialismo estadunidense esteve por trás do golpe militar de 1964 no Brasil; a CIA promoveu Pinochet, o assassinato de Salvador Allende e o golpe de 1973 no Chile.
E ainda, recentemente eles ajudaram a organizar o golpe contra Chávez em abril de 2002 e também orientam as ações da elite branca da Bolívia para retalhar o país e derrubar o presidente indígena, Evo Morales.
Um grande exemplo da agressividade desse império está na forma que invadiu o país e saqueia o petróleo do povo iraquiano. Como pretexto disseram que Saddam Hussein tinha acumulado um grande arsenal de armas de destruição de massa e estava financiando o terrorismo no Oriente Médio, mentiras desmascaradas pela história.
Agora a Casa Branca justifica o gesto hostil à América - Latina afirmando que seu objetivo ao reativar a 4ª Frota é combater o narcotráfico e praticar ações humanitárias.
Criada em 1943 para combater submarinos da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, a 4ª Frota constitui um poderoso instrumento de guerra. Foi desativada em 1950 porque perdeu o sentido, já que vivemos uma região pacífica.
Seja pelo seu poder bélico ou pela história de agressões aos povos do império norte-americano só uma coisa explica a reativação da 4ª Frota. O que está em jogo são os interesses de frear, através da intimidação militar, o processo de transformação política da região e disputar os recursos naturais e estratégicos dos povos destas latitudes do mundo. Trata-se, então, de uma séria ameaça aos governos progressistas e à soberania nacional dos povos latino-americanos.
É com preocupação, mais também com muita disposição para denunciar e lutar contra o imperialismo que os jovens socialistas de São Paulo apresentam essa moção. Por mais que os capitalistas e imperialistas tentem obscurecer nossos dias a primavera não deixará de chegar. Estamos erguidos para defender as mudanças em curso lutando por passos ainda mais largos rumo a dias onde a juventude e o povo possam desfrutar de paz e liberdade.



São Paulo, 13 de Julho de 2008
Direção Estadual da UJS

Nenhum comentário: