segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

UJS SP EM MOVIMENTO: Preparar barracas e colchonetes



Preparem suas barracas e colchonetes! De 5 a 8 de março, na cidade de Itu, a UJS SP vai realizar um Encontro Estadual com o objetivo planejar as atividades desse ano intenso.

As frentes estão a todo vapor mobilizando suas tropas. O tempo é curto e a demanda é grande, conectar todas as energias e ligar as atividades no 220w para o êxito do Encontro é a tarefa do momento.

O 14º Congresso Nacional da UJS colocou no centro das orientações nossa perspectiva em torno da disputa política em 2010.

Portanto, a construção da UJS no dia-a-dia deve se desdobrar em reforço permanente da nossa capacidade de unir a juventude em torno de amplas plataformas em defesa do Brasil e dos direitos imediatos e futuros da juventude.

Ano decisivo – A partir de nossa analise acerca da disputa de rumos para o país, que terá como ponto alto as eleições de 2010, precisamos nos preparar para, em 2009, influenciar ainda mais e mais jovens, colocar o máximo de corações e mentes em sintonia com nossas bandeiras de luta.

Atrair a juventude para a idéia de que é possível construir um mundo melhor, que diante da gigantesca crise atual do capitalismo a alternativa é a construção de um novo pacto político, sob hegemonia das forças de esquerda.

Identidade de Juventude – As resoluções do nosso 14º Congresso Nacional indicam fortemente a necessidade de renovarmos nossa Organização, no sentido de fortalecer nossa atuação em todos os ambientes e movimentos juvenis.

Conseguimos dar um importante passo para darmos conseqüência a esse raciocínio (em um importante esforço do conjunto da UJS), reformulamos nosso estatuto e atualizamos nosso Manifesto.

Portanto, nossa atividade política em São Paulo deve ser voltada a construção dessa orientação geral, desenvolvendo-a com criatividade.

A cara que a UJS vai ter em cada lugar é a cara da juventude de cada lugar, seus movimentos principais, as maiores e mais importantes escolas e universidades e suas características.

Precisamos ficar ligados na diversidade da galera e reforçar sempre aquilo que nos distingue: nossa capacidade de por um lado "ta junto e misturado" e, por outro, unir todas as indignações e anseios nesse movimento chamado UJS.

As frentes em movimento – É pelas frentes de atuação que se movimenta o dia-a-dia da UJS; nosso potencial de mobilização está em nossa capacidade de fortalecer as frentes, em especial a frente estudantil. Esse é ano de congresso das Entidades Estudantis, nos manteremos na vanguarda dessas entidades tem sentido estratégico, as nossas energias irão se voltar de forma concentrada para essas disputas.

O processo do Congresso da UEE SP precisa ser para a UJS em São Paulo um momento de grande concentração e intensa movimentação política, precisamos aproveitar bastante o próximo período para filiar milhares de jovens estudantes universitários por todo o Estado.

A jornada de lutas desse ano precisa ser marcada pelo mesmo espírito, todo secundarista que participar da jornada tem conhecer a UJS e ter nas mãos a ficha de filiação.

Durante o primeiro semestre vamos ainda consolidar o coletivo estadual de Hip Hop, que vai enfrentar o desafio de construção do Congresso da Nação Hip Hop.

O 1º Encontro da UJS SP – A partir da decisão da última plenária estadual da UJS SP, que aprovou a idéia de que é fundamental ter um espaço nesse começo de ano que reúna o conjunto da UJS para planejar nossa construção a partir dos encaminhamentos do congresso.

Esse espaço é o Encontro, dispositivo estatutário que visa planejar a atividade de cada frente, a partir do projeto de crescimento da UJS.

Queremos fazer um Encontro que seja capaz de preparar o espírito da nossa galera para enfrentarmos os desafios que se avizinham.

Com uma programação diversificada vamos integrar as diversas realidades em que atuam cada um dos participantes. O conteúdo da programação é voltado para a prática do planejamento, com debates de qualidade sobre os temas ligados a atuação de juventude.

Do ponto de vista da organização da UJS, esse Encontro será um marco para a diversificação de nossa atividade, vamos preparar as condições para termos os 11 coletivos funcionando e influenciando a vida de milhares de jovens.

As metas de filiação para cada cidade em cada frente também serão debatidas e aprovadas durante os dias do Encontro.

O Encontro vai rolar em um sítio muito legal na cidade de Itu, porém, nesse sítio não tem quartos para alojar os 200 participantes, então temos que nos preparar a moda antiga, com barracas e colchonetes.

Esse é o primeiro de uma seqüência de textos sobre o 1º Encontro Estadual da UJS, os detalhes de programação e estrutura serão divulgados no blog nossacarasp.blogspot diariamente.

Thiago Andrade

Secretario de Organização da UJS SP

Nenhum comentário: