segunda-feira, 9 de março de 2009

Algumas Atividades do 1◦ Encontro da UJS - SP

Alegria, criatividade, ousadia e muita política marcaram o 1º Encontro Estadual da UJS. O Blog "Nossa Cara SP" funcionou ativamente com uma equipe conjunta ao Jornal Varal "É Só Pendurar" cobrindo todo encontro. Ao decorrer dessa semana estaremos publicando mais matérias sobre tudo o que rolou no encontro e entrevistas com personalidades presentes e participantes.

Seguem algumas atividades que rolaram

No primeiro dia do Encontro Estadual da UJS – SP foram desenvolvidas várias atividades, a primeira delas consistiu na dinâmica ''do desembaraço'' para interação dos militantes.

O centro dessa dinâmica se concentrou em desenvolver a idéia de que o coletivo unido resolve os problemas sociais de forma mais eficaz do que individualmente. Utilizando-se de um rolo de barbante, cada participante ao pegar uma ponta apresentava uma questão para ser debatida pelo próximo da roda.

Assim, o debate contagiou os participantes e, de forma abrangente, todos discutiram a solução das dificuldades enfrentadas pela juventude, como a miséria, o capitalismo, a carência de militância, o acesso e a permanência no ensino superior, a exploração do trabalhador jovem, entre outros.

Tal discussão permitiu o desenvolvimento dessas idéias, apontando para uma resolução das diversas dificuldades, e ainda, possibilitou a conclusão de que estas questões interligam-se em uma matriz do grande capital.

Já, a segunda atividade consistiu na divisão de grupos, que discutiu sobre o socialismo com a nossa cara, quais os principais fatores, e problemas enfrentados e o que a crise mundial tem influenciado na luta pelo socialismo. Com base nessas discussões cada grupo elaborou uma questão a ser debatida por Altamiro Borges, secretario de comunicação do (PCdoB).

Oficina ensina maneiras de atuar em casos de emergência


Michelly Abdalla, 21, bombeiro, diretora de esportes da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE/SP), e direção estadual União da Juventude Socialista (UJS/SP), esteve ministrando oficina sobre primeiros socorros.

Em posse de todos os itens necessários para se fazer um salvamento durante uma emergência, quem participou dessa interessante oficina ouviu não somente teoria, mas fez na pratica o que é preciso quando uma vida esta em jogo.

A instrutora orientou quanto aos cuidados necessários na hora de socorrer uma pessoa, dizendo que tudo torna se muito grave, partindo até mesmo de uma fratura: “Quem não tem experiência vai tentar ajudar embalado no espírito de cooperação, contribuindo geralmente pelo agravamento de algumas situações”. Completa: Se a gente fizer uma analise primaria, no sentido de “ver, ouvir, sentir” estaremos testando a consciência, respiração, circulação e grandes hemorragias. Então não adianta apenas estancar a hemorragia, e esquecer da respiração, por que deste modo pode ocorrer o risco de perder a vitima.

Na oficina, discutiram-se vários itens: 1) EPI – Equipamentos de proteção; Analise se cena e biosegurança; Analise primaria e analise secundaria; Emergência clinica e emergência traumática; Asfixia, parada respiratória (PR), parada cardiorespiratória; Ferimentos, queimaduras e hemorragias; Fraturas imobilizações e transporte de vitimas; e Desfibrizador Externo Automático (DEA).

Educação

O corpo de bombeiros possui uma frente volta para a área educacional, geralmente vão as escolas ministrar palestras. Existe também dentro desta área educacional um programa chamado “Bombeiro Mirim” com a participação de alunos que pela manhã estudam e no período da tarde vão a corporação desenvolver atividades de prevenção de incêndio e primeiros socorros. Os alunos do programa não são pertence à corporação, apenas participam.

Filme “Araguaya – A conspiração do silêncio” é apresentado no espaço “Raízes”

Os estudantes pouco importaram se o data-show não funcionou na hora do filme. Num improviso aqui e outro lá, muitos desistiram da telona, para assistir na tela de um notebook improvisado sob um caixote.

O elenco do filme é formado por Stephane Brodt, Fernanda Maiorano, Northon Nascimento, Françoise Forton, Danton Mello, e Fernando Alves. “Araguaya” é o primeiro filme de ficção do realizador e roteirista Ronaldo Duque e reforça a característica histórica e de amor ao Brasil, que marcam a trajetória do diretor.

O longa metragem foi baseado em extensa pesquisa empreendida por Duque sobre a guerilha do Araguaya, um dos episódios mais importantes de história contemporânea do Brasil.

Na época da ditadura militar, no auge da ideologia da segurança nacional, um partido de esquerda dissidente militantes aguerridos-a maioria jovens e inexperientes, inocentes camponeses e uma região onde a ambição e a miséria disputavam lugar palmo a palmo é o roteiro do filme.

O filme é narrado a partir da personagem do padre Chico, um religioso francês que chegou a região no inicio dos anos 60. A profunda identidade de padre Chico com as pessoas da região, associada ao seu sentimento religioso e duvidas existenciais, permitem abordar esse momento histórico com grande liberdade evitando o risco de produzir uma “versão oficial” da história.

Assim, “Araguaya” – A conspiração do silêncio” foge dos clichês do gênero oferecendo ao espectador uma visão original sobre uma história instigante e real.

Nenhum comentário: