terça-feira, 21 de abril de 2009

Um olhar da UJS sobre a Interferência Urbana do PIA do CUCA da UNE.

Apresentando: Programa de Intereferência Ambiental do Circuito Universitário de Cultura e Arte - CUCA da UNE!

PIA do CUCA da UNE
O Programa de Interferência Ambiental (PIA), é a linha de Artes Visuais do Instituto CUCA da UNE. Contamos com a participação de artistas e coletivos de diversos estados brasileiros que trabalham com interferências, priorizando as interferências urbanas. Acreditamos na importância da formação técnico/teórica e nas discussões pertinentes à atuação do Programa e assim, desenvolvemos também eventos com oficinas e debates.

Com uma forma de atuação bem particular, o PIA, desde 2001, quando surgiu, vem se articulando entre seus integrantes, principalmente via internet. As propostas dos artistas são enviadas via e-mail e executadas por outro integrante do Programa. Geralmente é feito o registro de todo o processo da intervenção e as imagens são enviadas ao seu idealizador. Isto, quando o autor do trabalho não pode estar presente. Lembrando que o “ambiental” é relacionado ao nosso ambiente, à ambiência, não somente à ecologia.

Em São Paulo, estamos nos articulando com o lançamento do Pontão CUCA da UNE, que prevê oficinas e apresentações em universidades, escolas e comunidades. Mas, foi no TEIA 2008, que é o Encontro dos Pontos de Cultura de todo o país, que nos articulamos afim de ampliar a participação universitária no Programa, não só para alimentar a cadeia de Interferências necessárias ao CUCA SP, mas pela procura de estudantes e artistas que atuam ou pretendem atuar com Artes Visuais e Interferências Estéticas na nossa rede.

Em 2008 realizamos oficinas e interferências com coletivos como Política do Impossível, Ecoarte e o Publicação Participativa do CUCA da Unicastelo. Já no início de 2009, além desses coletivos convidamos o EIA para comandar as iniciativas de Interferências Imersivas nos nossos espaços, e como fomentadores de Artes Visuais na VI Bienal da UNE, a afinidade com os espaços públicos cresceu entre os cuqueiros. Com isso, a pauta agora para os estudantes de Artes Visuais de São Paulo precisa variar o figurino e vestir um uniforme que debata o cotidiano imediato. Pra isso, é preciso saber e lutar mais por políticas publicas!
Ousar, agir e sempre interferir!

Tais Nascimento

tanasartes.blogspot.com

Nenhum comentário: