segunda-feira, 11 de maio de 2009

Uni9 é + movimento! "Da unidade vai nascer a novidade"



Neste final de semana, mais de 100 estudantes se encontraram nos campus Uninove Memorial e Vergueiro para discutir os problemas da universidade e preparar as atividades dessa semana e a eleição dos congressos da UEE e da UNE.A plenária aconteceu em três horários para facilitar a participação dos estudantes que trabalham no sábado; duas de manhã e outra a tarde.

Muitos animados com a participação no Congresso da UNE, os estudantes debateram as propostas que irão defender nos fóruns do movimento estudantil, e as eleições de entidades de base que acontecerão junto com o processo congressual.

Leia abaixo, a carta do movimento Uni9 é + movimento! "Da unidade vai nascer a novidade", aprovada na plenária.



"Pode chegar que a casa é grande e é toda nossa"!
(Gonzaguinha)


A história da educação no Brasil sempre foi a história da luta entre o interesse privado e o público e o grande desequilíbrio entre esses setores evidencia quem se beneficiou principalmente a partir dos anos 90.

As universidades privadas encaram um colapso em seu setor administrativo desde 2006, e a crise econômica está agravando, ou “servindo de desculpa” para demitir professores, cortar os investimentos em infra - estrutura (laboratórios, bibliotecas), interferir na qualidade de ensino e cobrar a fatura dos estudantes, aumentando a mensalidade.

Na Uninove em 2007/2008, conquistamos a implementação da lei que garante que 1/3 do corpo docente sejam mestres e/ou doutores e se dedique integralmente a universidade. Porém, ainda produzimos pouca pesquisa cientifica, sem ter relação com os anseios da sociedade.

Temos pouco espaço para discutir o projeto pedagógico da universidade. O Conselho Universitário não abre espaço para os estudantes, sendo composto por: professores, funcionários, reitoria e apenas um estudante.

A Uni9 que queremos tem que considerar que somos estudantes e trabalhadores. Precisamos de mais vagas do Prouni para conquistar nosso diploma, mais laboratórios e acervo na biblioteca, queremos debater junto com os professores e a direção da Uni9 o que aprendemos na sala de aula, realizar pesquisas e extensão junto com o Uninove Transforma, departamento de extensão universitária da Uni9, garantindo o tripé de ensino, pesquisa e extensão.

Queremos mais democracia! Queremos eleger nossos coordenadores e pró reitores. Queremos uma sede para os C.A.´s, e a abertura do Conselho Universitário para a participação de mais estudantes e discussão da grade curricular.

Somos mais de 100 mil estudantes com muito gás e disposição para construir o nosso país. Queremos mudar a política, transformar a universidade e avançar nas mudanças do Brasil. Durante o Congresso da UEE e da UNE vamos debater as nossas idéias; realizar atividades e aumentar a rede de C.A e D.A´s, Atléticas e Bateria, para podermos pautar e fortalecer a rede do movimento estudantil, o DCE, UEE e a UNE. Em uma universidade tão grande como nossa, precisamos ter muitos estudantes participando do movimento estudantil, ajudando a mandar e-mail´s, passando em sala, ou coordenando a bancada de seu campus. Venha nesse movimento que quer conquistar a novidade, uma nova universidade, uma nova Uni9!

Nenhum comentário: