sexta-feira, 12 de novembro de 2010

2-Formação para a o desenvolvimento produtivo regional 2º parte


A distribuição dos setores econômicos pela rede urbana evidencia a maior complexidade produtiva, no sentido de integração setorial, nos grandes centros. O Valor Adicionado – VA do setor de serviços e o industrial estão fortemente concentrados nas regiões metropolitanas e nas aglomerações urbanas, enquanto o VA gerado no setor primário concentra-se nos demais municípios.

Na RMSP, verificam-se presença maciça do setor terciário e forte participação da indústria de transformação, estando praticamente ausente desse espaço geográfico o setor primário. Essa composição setorial vai se arrefecendo conforme aumenta a distância da região RMSP e dos vetores de desenvolvimento do Estado.

Apesar do dinamismo e da importância econômica das Regiões Metropolitanas de Campinas – RMC e da Baixada Santista – RMBS e das Aglomerações Urbanas, o padrão de composição setorial dessas regiões é ligeiramente diferente daquele encontrado na RMSP, pois existe uma concentração relativamente maior do setor secundário, em relação ao setor terciário, a despeito desse último ser ainda bastante concentrado. Em compensação, exceto pela Baixada Santista, amplia-se a presença da atividade primária, principalmente nas aglomerações urbanas”.

Esses são os ingredientes que determinam o cenário produtivo e econômico de São Paulo para o Ensino Técnico paulista.

Nenhum comentário: