sábado, 8 de outubro de 2011

A juventude e seus desafios em debate


Debater os desafios da juventude, discutir a política do movimento secundarista e apresentar algumas modificações na executiva da entidade foram as pautas da reunião que se encerrou com ato político representativo na capital paulista.

No sábado último, dia 01 de outubro, a Direção Estadual da UJS-SP reuniu-se para debater a conjuntura atual do Brasil e do mundo, com recorte para o estado de São Paulo, e analisar o papel da juventude e seus desafios para esse próximo período que com certeza precisará da força dos movimentos de juventude para atingir um novo patamar de desenvolvimento.
O debate iniciou-se com a contextualização  feita por Augusto Chagas (ex presidente da UNE) do mundo em crise, observando o papel das juventudes na defesa dos direitos conquistados pelo povo. Esse cenário fez com que reflexões sobre as oportunidades que surgiram e surgirão para o Brasil fossem discutidas entre os participantes.


Não poderia ficar de fora uma análise sobre os 27 anos da UJS e suas contribuições para o desenvolvimento do país. Considerando o caráter amplo e de luta da nossa entidade, esse é o momento de, mais uma vez, impulsionarmos as lutas da juventude para os avanços necessários rumo a um projeto nacional de desenvolvimento. Uma breve retrospectiva da atuação da UJS nesse um ano de mandato da nova gestão, realizada por Thiago Andrade, apresentou um crescimento da atuação política em diversos setores, em especial para os desafios apresentados no movimento estudantil universitário.

Após apresentação do atual cenário da UJS, feita pelo vice-presidente Arthur Herculano, os diretores discutiram acerca das diversas formas de organização, com destaque para os encontros regionais,  “Apesar dos avanços obtidos nos últimos anos, ainda estamos defasados nos grandes centros, porém com acúmulo de forças nas cidades do entorno, o desafio agora é voltar a atuar nas cidades prioritárias”, afirmou Herculano.

No segundo momento da reunião foi a vez e a voz do movimento secundarista. Renata Rosa, Secretária de Organização e também responsável por acompanhar a frente pela executiva estadual, ressaltou a importância de estarmos focados e com grande entusiasmo para a batalha do congresso da UPES e da UBES, que ocorrerão nos meses de novembro e dezembro. Canalizar a rebeldia conseqüente do movimento secundarista para ampliar a consciência dos estudantes em busca de um país mais justo e melhor é tarefa de cada jovem socialista que está em cada sala de aula construindo nossa bancada para os congressos. Aproveitar esse momento para crescer a UJS e renovar a perspectiva das UMES por todo o estado também é nosso objetivo. É importante ressaltar a grande participação de novas lideranças secundaristas na reunião.

O último ponto da reunião foi de certa forma um reconhecimento da importância da atuação combativa da UJS para Estado e para o Brasil, assim como a valorização do trabalho militante de alguns quadros que agora assumirão novas responsabilidades. O ato político realizado com a presença das forças políticas juvenis Construindo um Novo Brasil (CNB – PT), Democracia Socialista (DS-PT), Juventude CUT e Movimento Mudança (PT) representou um momento de imensa amplitude na construção de pautas que unifiquem a juventude na busca de mais direitos e participação.

Terminado o ato, os diretores estaduais aprovaram as mudanças na executiva da UJS, que a partir da reunião se configura assim: Carlos Eduardo Pinheiro - Presidente; Arthur Herculano – Vice-Presidente; Bruno Alves – Tesoureiro; Renata Rosa – Secretária de Organização e acompanhamento do ME Secundarista; Aline Lopes – Secretária de Comunicação e Formação; Tarcísio Boaventura – atual Presidente da UPES e; Osvaldo Lemos – atual Presidente da UJS Capital. O ex-presidente estadual da UJS, Thiago Andrade, assumiu na última reunião da Direção Nacional a Secretaria de Formação.

“A UJS cresceu em tamanho e em importância política. Tenho certeza que conseguiremos dialogar com cada vez mais jovens, dentro das nossas campanhas, com vistas a desempenhar grande papel na disputa de projetos para a juventude no próximo ano, com as disputas eleitorais” afirmou o presidente empossado, Carlos Eduardo. Com o grito: “Sou UJS, vem, vem cá pra ver, vem ver, vem ver. Sou UJS, eu sou paulista e socialista até morrer!” desejamos a tod@s muito boa sorte com a certeza de que construiremos juntos os próximos passos da entidade que representa a força da juventude brasileira!

Valeu Thiago Andrade, nosso querido Nariz!!!
colaboradora do Nossa Cara SP: Marina Cruz

Nenhum comentário: