quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Em defesa da democracia! Em defesa dos estudantes Americanenses!

A Direção Municipal provisória da União da Juventude Socialista de Americana, em consonância com a Direção Estadual da entidade, recebeu com imensa indignação a opinião publicada pelo ex-filiado Danilo Antonino, neste último dia 30 de novembro, acusando a entidade de estar tentando retirar-lhe o cargo de presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Americana (UMESA).

Diante do artigo, vimos publicamente esclarecer a verdade aos estudantes e à população americanense que historicamente apresenta respeito e preocupação com os rumos da organização estudantil secundarista e com os destinos da educação e dos direitos dos estudantes do município.
No dia 31 de maio desse ano foi realizada uma grande mobilização estudantil que reuniu cerca de 800 estudantes no 3° congresso da UMESA (após a reconstrução), fórum que acontece estatutariamente anualmente, para eleger a nova diretoria da entidade e renovar as bandeiras de lutas de acordo com as alterações na realidade da cidade. Nessa ocasião, diferentes opiniões que organizam a juventude em Americana se colocaram dispostas a construir uma entidade estudantil cada vez mais representativa, que levasse a cabo os interesses dos 25 mil estudantes representados. O então estudante Danilo Antonino representou a chapa única que contou com a participação não só de membros da UJS, mas também da juventude do Partido Verde e da Pastoral da Juventude.
Sendo assim, foi o representante de um projeto político que unificou diversos pensamentos acerca da educação e do movimento estudantil na cidade e não representante unicamente da UJS ou de si mesmo. A chapa que o elegeu exige que esse projeto ainda esteja na direção dos trabalhos da UMESA, portanto é inadmissível que o mesmo continue presidente por representar somente as suas próprias opiniões! Esse seria um grave ataque à democracia da entidade que mobilizou, debateu e reuniu as diferentes bandeiras dos estudantes em torno de um projeto político uno para os estudantes de Americana. Além do que, Danilo já não é mais estudante secundarista, o que o descaracteriza estatutariamente de suas funções na presidência.
Não se trata em desempossar ninguém, trata-se de manter o projeto eleito na linha de frente da entidade, com representante indicado pela própria chapa, como foi feito no 3° Congresso e deverá ser feito nos congressos vindouros, assim como o cumprimento de seu estatuto. Enquanto entidade majoritária na direção da UMESA, a União da Juventude Socialista de Americana esclarece que eleitas foram as ideias e a chapa, por meio de um representante e que nesse momento estuda com os diferentes integrantes que dirigem a UMESA a nova indicação do/a presidente/a.
Aproveitando a ocasião, convidamos a tod@s os estudantes que se interessarem a participar do 39° Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, que ocorrerá no próximo final de semana (entre os dias 01 e 04 de dezembro), na cidade de São Paulo (Expo Center Norte) e reunirá representantes estudantis de todos os cantos do Brasil para debater educação, tecnologias, comunicação, meio ambiente, LGBT, negros, mulheres e tudo o que venha a aglutinar a juventude em bandeiras de luta por uma sociedade mais justa e soberana! Para participar, entre em contato com glauciafuentes@gmail.com
Viva o Movimento Estudantil! Viva a UMESA!
Marina Santos de Souza
Coord. Coletivo Secundarista
Direção Provisória União da Juventude Socialista de Americana/SP

Um comentário:

Anônimo disse...

E como é que vai ficar esse caso