quarta-feira, 14 de março de 2012

129 ANOS DEPOIS!

Artigo de Lucas Fiaschetti Estevez

Marx não chegou a ver as consequências de sua teoria, na prática. Pôde acompanhar a Comuna De Paris, que pode ser considerada como uma das primeiras experiências históricas do socialismo. Mas foi só. Ele não viu o que causaria de mudanças no futuro, mas creio que sabia da potencialidade de suas ideias. Sabia que elas não iriam cair no esquecimento.

Marx não viu, em 1917, os bolcheviques tomarem o poder e realizarem a grande experiência socialista soviética, que mesmo com seus desvios e erros de conduta, foi baseada no pensamento marxista. Não acompanhou a experiência socialisa (que hoje só é fachada) na China, iniciada por Mao. Não viu a Revolução Cubana, Fidel e Che libertando o país de uma opressão imperialista. Nem sequer deslumbrou os milhares de povos fascinados com sua teoria de libertação social e igualdade, em países da África a América. Perdeu uma das guerras mais perigosas que já ocorreu, a Guerra Fria, fundamentada na dualidade ideológica do mundo, um lado todo a seu favor. Também não soube dos milhares de jovens que buscaram sua proposta, mas que foram mortos e submetidos a uma intensa ditadura. Ficou privado de acompanhar o retorno das falsas ideias da democracia burguesa. E se estivesse vivo, hoje, poderia ver os movimentos de esquerda em todo o mundo, lutando por um mundo melhor, por um mundo igualitário e sem tantas injustiças sociais.  


Marx, até agora, acertou sobre o capitalismo. Acertou sobre suas crescentes crises, falhas e erros. Mas, apesar de tudo, ainda não estaria satisfeito, afinal, a Revolução ainda não se deu. E com o tempo, irá acontecer? Como a história não é feita de “se”, temos que esperar. Mas Marx mudou a história. Mudou os rumos do mundo, mostrou que não estamos condenados eternamente a esta estrutura de opressão e terror.


Depois de 129 anos que sua voz se calou, ainda é possível ouvir os ecos clamando por justiça e igualdade.


Suas ideias estão vivas. E elas ainda têm um papel muito importante na história, um papel que ainda terá seu “Gran Finale”.


Lucas Fiaschetti Estevez tem 16 anos, cursa o 3 ano do Ensino Médio é filiado a União da Juventude Socialista da Cidade de São Paulo

2 comentários:

Luccas kmx disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luccas kmx disse...

Muito féra seu texto. Eu tava pensando justamente isto,esses dias atrás, acompanhando a crise na Europa. Karl Marx iria sentir na pele o que escreveu em seu livro. Iria ver as decorrentes crises desse sistema. A exploração feita com os operários, os cortes de salarios dos gregos para salvar a economia capitalista. Crises que são consequencia desse modelo economico (capitalismo). Crises e mais crises virão, pois dizendo o que Marx dizia, mas com outras palavras: Não funciona tentar salvar, remendar o sistema capitalista com medidas de austeridades. Esse o capitalismo não funciona. Parabéns pelo texto rapaz!!