segunda-feira, 12 de março de 2012

Nas redes e nas ruas construindo o estado de São Paulo dos nossos Sonhos!


A edição do 15º Congresso Estadual da UJS de São Paulo, a ser realizada nos dias 25, 26 e 27 de maio, deve marcar o ponto de partida para uma nova etapa na elaboração e construção da luta juvenil. Nos últimos 7 anos a nossa organização vem se consolidando como entidade principal na luta pelos direitos e conquistas da juventude paulista pois a UJS|SP tem se dedicado a entender e organizar essa luta por mais conquistas.
Os desafios colocados não são fáceis, tendo em vista o tamanho de nosso estado e das lutas postas a serem vencidas por nos jovens, que desejamos dias melhores. Será preciso nesse congresso nos organizar melhor para lutar melhor, unificar as bandeiras que se espalham pelo estado afora, colocar na ordem do dia os problemas e transformá-los em soluções reais, pautar as demandas e imprimir um ritmo de vitórias!
Para  entender isso é preciso analizar os mais de 20 anos de um mesmo grupo politico que se alojou no Palácio dos Bandeirantes e vem se revezando entre um conservador e outro na cadeira de governador. A UJS tem o dever de imprimir lutas ainda mais intensas, reafirmando o papel de rebeldia da juventude e de oposição ao projeto neoliberal que ainda insiste em se manter vivo em São Paulo.
Os governos tucanos ao longo destes anos vêm demonstrando a falta de compromisso com a juventude. A educação que devaria favorecer e formar gerações cidadãs está entre as piores do país, a escola pública se transformou em espaços vazios e a universidade só serve aos filhos da velha classe dominate paulista! Os desafios de desenvolver o estado e garantir um futuro digno para inúmeras gerações não figura no projeto falido dos tucanos.
Não existem políticas públicas para juventude por parte do estado, falta um programa de primeiro emprego, o ensino técnico acaba servindo como maneira de formar mão-de-obra barata para o setor de serviços e não forma para setores estratégicos; e as ações de inclusão de jovens nem sequer existem como meio de incluir na sociedade milhares de jovens que não têm oportunidades. 
Nos últimos 10 anos as várias regiões do estado ganharam áreas que convencinou-se chamar de cracolândias sendo que 79% dos municípios do Estado não disponibilizam leitos em hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde). O uso de crack entre os jovens vem crescendo 80% dos dependentes de crack são jovens e adultos, com idade entre 16 e 35 anos segundo estudo da Assémbleia Legislativa. A única forma que o governo encontrou para combater o uso de drogas é o uso da força policial por meio de ações represivas. Faltam recursos para políticas preventivas e criação de espaços de reabilitação social, como clínicas. É preciso conquistar a juventude e a sociadade para combater o avanço do crack, drogra que tem matado e afastado os jovens do convívio em sociedade.
É preciso rafirmar que não podemos mais ficar apáticos às conquistas! Mesmo em 20 anos o estado de São Paulo não obteve sequer uma conquista importante para a juventude! A UJS reafirma seu papel de força do protagonismo juvenil e vem a público convidar e convocar a juventude paulista a se integrar na luta por mais direitos para a juventude paulista. 
O nosso lema é reafirmar nossa convicção no sentido de conquistar um Conselho Estadual de Juventude que de fato reúna os interesses dos jovens e os transforme em conquistas. Queremos lutar pelo direito à mobilidade urbana, pois hoje 4 milhões de jovens na grande São Paulo não conseguem pagar para se locomover para o local de estudo e/ou trabalho, por isso a necessidade de conquistar o Passe Livre Estudantil em todas as regiões é urgente!
É preciso ter um política que reafirme o desenvolvimento e os avanços de São Paulo e isso não se consolidará sem uma política de primeiro emprego e de valorização dos postos existentes hoje onde a juventude é maioria. Será necessário lutar para que a escola volte a ter qualidade e seja um ponto de encontro do conhecimento, da convivencia e do desenvolvimento regional. A universidade paulista terá de, nos próximos anos, se abrir aos filhos de quem todos os dias constrói a riqueza deste estado e o papel desta universidade é de atender aos interesses deste desenvolvimento que São Paulo tanto necessita! É preciso lutar para que 50% das vagas sejam reservadas aos estudantes das escolas públicas, para assim mudar a cara e a cultura de uma universidade que ainda é elitista e preconceituosa.
Neste sentido, serão nas Redes e Nas Ruas que lutaremos para conquistar mais direitos para a juventude e reafirmar que o projeto dos tucanos está falido, lutamos para desalojar a tucanada do Palácio dos Bandeirantes. É tarefa da UJS inaugurar um novo projeto para São Paulo, que atenda os interesses da maioria do nosso povo, com conquistas sociais e reafirmação do papel protagonista que tem São Paulo para o Brasil!

Carlos Eduardo Siqueira  é presidente da UJS do estado de São Paulo.

Nenhum comentário: