domingo, 27 de maio de 2012

As questões de saúde e a juventude



Muitas vezes quando nos deparamos com o titulo acima, pensamos: “Ok, e o que eu, jovem, tenho haver com essa coisa toda de saúde?”, minha resposta é: muito mais do que você imagina!!!

A saúde não se resume apenas na situação de ausência de doença, mas numa série de fatores que alem de impedir o adoecimento contribuem para a preservação da saúde, e da integridade, garantindo assim a nossa autonomia sobre nossas vidas. Ou seja, para alem de curar a doença as questões de saúde estão ai para impedir que a doença aconteça. A prevenção dada através das informações e do atendimento adequado resultam em maior qualidade de vida, melhora da nossa autonomia, e nos dá condições de decidir com mais propriedade nossas condutas e atitudes, hábitos, vícios.
O aborto, as drogas, a violência urbana, os homicídios, as questões de moradia, saneamento, a educação em saúde, o sistema publico de atendimento ambulatorial , o planejamento familiar, são apenas algumas das áreas onde se encaixa a causa jovem na temática da saúde.  Como conhecedores e usuários do nosso sistema de saúde, sabemos que muito pouco ou nada dessas coisas funciona bem, e é exatamente nesta hora em que nosso protagonismo se faz necessário, pois , sabemos que em nosso pais, as grandes mudanças sempre estiveram amparadas nas lutas da juventude. Nas ruas (e atualmente nas redes), podemos fazer com que nosso grito se torne forte e que ganhemos outros tantos companheiros, juventude que pensa a SAUDE , é juventude que pensa e ama e luta em defesa da VIDA!

Contribuição de Vanessa Castilho que é Diretoria de Universidades Particulares da UEE|SP e cursa medicina pelo ProUni da Universidade Nove de Julho

Nenhum comentário: