sexta-feira, 20 de julho de 2012

Vamos à luta Construir as cidades dos nossos sonhos!


 Artigo de Carlos Eduardo Siqueira

 Este ano a maior democracia do mundo vai às urnas e, muito diferentemente da maioria dos países, o Brasil é gigante não só pela própria natureza, mas também pelos números!
Serão 3 meses de intensa propaganda e efervescência política, decidida em 2 turnos, com mais de 400 mil candidatos disputando os cargos de prefeitos, vice prefeitos e vereadores, nos mais de 5 mil municipios, distribuídos nos 29 partidos existentes, dos quais os mais de 138 milhões de eleitores serão os juízes desta disputa pelos rumos das nossas cidades.

O nosso país tem destaque na tecnologia que permite aos brasileiros e brasileiras saber o resultado das eleições por meio da urna eletrônica e, em poucas horas, estará consagrado o desejo do povo. O dia 7 de outubro é o dia D, e é nesse dia que nós da UJS vamos fazer a diferença na construção do futuro de nossas cidades.

Nosso papel como atores da juventude brasileira é entender que essas eleições serão passos importantes para o aprofundamento das principais conquistas dessa última década e que eleger candidatos e candidatas comprometidos com o nosso campo só projeta e aproxima as políticas que tanto deram oportunidades para a juventude e para o nosso povo.

A vida se constrói nas cidades e é fundamental entender que a identidade e o planejamento do Brasil moderno do século XXI estão sendo construídos agora. Por isso, apresentar e lutar por plataformas ousadas e que elevem a capacidade de uma cidade desenvolvida e sustentável está na ordem do dia, bem como a constante batalha contra a corrupção. Temos visto nos últimos tempos inúmeros casos de mau uso dos recursos públicos e esse fenômeno é fruto de um combate e ao mesmo tempo do afastamento e apatia da participação da vida política por parte do povo e da juventude. Nossa luta é por combater a corrupção e ampliar a democracia participativa!

Algumas cidades se destacam por suas características e é nelas que devemos ter o centro da nossa atuação, apoiando quem de fato pode trazer mudanças efetivas e, junto com a UJS, desenvolver as potencialidades locais. Por isso nossa plataforma eleitoral tem compromissos com o futuro e o presente e com realizações efetivas na busca por conquistas e direitos para toda população jovem das cidades.

Em algumas destas cidades falta infra-estrutura, saneamento básico, espaços de lazer e muitas delas ainda não garantem desenvolvimento pleno aos direitos, tais como acesso à cultura, educação, saúde, direitos sociais e econômicos plenos à toda população.

Portanto, conquistar planos e vitórias pra educação, transporte, emprego, habitação, saúde e tantas outras áreas que estão em disputa, é papel fundamental na conquista de espaços. O dia-a-dia dessas tantas demandas formam a plataforma da UJS na luta por melhores condições para a juventude paulista.

Para ampliar nossa participação na vida política de cada município é fundamental nossa defesa pelos avanços de espaços que nos últimos tempos temos conquistado. Os conselhos, coordenadorias e secretarias são parte desses avanços e junto a isso os mecanismos, como as conferências e o estatuto da juventude, formam uma oportunidade que os jovens brasileiros conquistaram para ser o espaço nas tomadas de decisão da vida dos municípios. Garantir esses espaços como instrumentos de luta é fundamental para democracia.
 
Sendo assim, com a nossa capacidade de renovação e ousadia é fundamental estar presente no dia-a-dia dos acontecimentos. Esse é o segredo para que as conquistas e a firmeza do nosso projeto e de quem apoiamos seja vitorioso. A vitória estará do nosso lado porque a verdade e a firmeza das nossas ideias estão presentes nas caminhadas, reuniões e panfletagens que iremos realizar nos próximos três meses! Vamos à luta e à vitória, pois a UJS tem compromisso com o Brasil, com São Paulo e com cada cidade!

Carlos Eduardo Siqueira, Tem 27 anos, é Presidente Estadual da UJS de SP e membro da executiva nacional da UJS.

Um comentário:

Gabriel disse...

Maior democracia do mundo? Que exagero, companheiro!