segunda-feira, 16 de julho de 2012

Veja a Plataforma da UJS nas eleições 2012!


Após realizar intensos debates e mobilizações por todo o estado de São Paulo, buscando construir um movimento de juventude forte e consequente, que dialogue com as diversas faces dos jovens do estado de São Paulo, a União da Juventude Socialista sai fortalecida e pronta pra batalha mais importante do ano de 2012: as eleições municipais.
 Se é fato que hoje existem 50 milhões de jovens no país, o maior boom demográfico da história, é impossível afirmar que essa galera não tem opinião e não se posicionará nas eleições que se aproximam. Diante dessa realidaede, a UJS|SP elenca nessa plataforma as políticas públicas municipais que atenderão os desejos da juventude paulista, fruto do debate dos congressos municipais e do último 15º Congresso Estadual da UJS São Paulo, realizado em Itu.


Estão materializadas aqui as vontades e pensamentos de jovens de todo o estado que lutam em suas cidades e buscam cada dia mais ver concretizadas demandas tão urgentes. Esse documento é uma referência para tod@s @s candidat@s a prefeit@ e vereador@s que pretendem encarar a causa jovem como uma prioridade para o desenvolvimento mais justo, humano e igualitário das nossas cidades, assim como possibilitar a esses jovens espaços de participação política em nossos municípios!

Conheça as ideias dos jovens da UJS e apoie você também os sonhos dessa juventude que não se cansa de lutar por manhãs de sol e socialismo!

 1)    EDUCAÇÃO

- Pela construção de mais creches! Atualmente o déficit de vagas nas creches do estado de São Paulo é superior a 1 milhão! Defendemos a valorização da educação básica e, para isso, precisamos garantir que as crianças de 0 a 3 anos tenham acesso às creches. Construir mais creches significa desenvolver melhor nossas crianças e permitir que as mães sejam reinseridas no mundo do trabalho de modo qualificado.         Que em todas as creches haja reserva de vagas para as jovens mães, especialmente as que ainda cursam o ensino fundamental ou médio, para as quais a oferta de vagas significa obrigatoriamente a volta às salas de aula!

- Ensino Integral nas escolas! Que seja prioridade estabelecer em médio e longo prazo ensino integral, levando em consideração a demanda de vagas e ofertas, buscando criar condições par que seja um ensino de qualidade, considerando os espaços públicos e próximos as casas dos estudantes para o pleno desenvolvimento do ensino integral. 

- Valorização dos Profissionais do Magistério da Educação Básica! Que os profissionais do magistério da educação básica tenham equiparados seus salários a de outros profissionais de igual titulação. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) hoje a defasagem é de mais de 40%! Valorizar o plano de carreira das escolas municipais e garantir a qualificação desses profissionais de modo planejado e constante.

- ProUni Municipal! Pela implementação de Programas de bolsas de estudo custeadas pelo poder público municipal nos moldes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) do Governo Federal, com isenção fiscal de imposto municipal, como é o Imposto Sobre Serviços (ISS). Exemplo de cidade que já o implementa é Jaguariúna, no interior do estado. Expandir as vagas no ensino superior é uma necessidade urgente de todos os jovens paulistas!


2)    SAÚDE

- Centro de Referência em Saúde da Juventude! Criação de espaço de caráter ambulatorial de atendimento especializado para jovens, que compreenda as diferenças necessidades dos jovens, que abarquem programas de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, de conscientização sobre planejamento familiar, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. Atenção especial ao atendimento das jovens mulheres!

- Por uma Política Permanente de Combate ao Crack! Elaboração de um programa que vise o combate ao uso de drogas, em especial ao crack, dando a dimensão de que a questão das drogas é um problema social de saúde pública, uma vez que os jovens dependentes necessitam estar cercados de profissionais de psicologia, psiquiatria e de assistência social. Esse programa deverá unificar as ações sobre o tema que por ventura já existam na cidade, além de desenvolver grande conscientização popular acerca do tema. Compreender que o envolvimento das famílias dos jovens dependentes devem ser envolvidas cada vez mais no combate dessa praga que a cada dia mais mata a nossa juventude.

- Qualificação dos Profissionais da Saúde! Qualificar os profissionais da saúde para o atendimento dos jovens. Seja ambulatorialmente, na área de emergências, ou na conscientização dos programas ofertados. Muitos jovens deixam de procurar os postos de saúde porque não se sentem confortáveis para apresentar suas dúvidas ou problemas de saúde. Humanizar o atendimento aos jovens, com a compreensão de que ele também é um sujeito de direitos é fator primordial para ampliar o atendimento dessa camada da população.


3)    MEIO AMBIENTE

- Por uma Cidade Sustentável! Apoiar e crias as condições para uma economia local e dinâmica com geração de emprego e renda sem prejudicar o meio ambiente, assim como incentivar e proporcionar o uso responsável e eficiente dos recursos, ou seja, valorizar e priorizar o consumo sustentável. Conscientizar acerca da importância do estilo de vida sustentável e cuidados com o meio ambiente, desenvolvendo uma plataforma ou integrando-se ao Programa Cidades Sustentáveis, de maneira a compreender a sustentabilidade para além das ações de reciclagem e programas educacionais, mas em seu formato mais abrangente. Obtenção do Selo Cidade Sustentável.

- Limpeza de rios, córregos, lagoas e praias! Estabelecer meios, metas e prazos para a limpeza e conservação dos rios, córregos, lagoas e praias das nossas cidades! Com políticas públicas de desassoreamento e preservação. Utilização de parcerias com as escolas municipais para criação de um Programa Permanente de Limpeza e Conservação do Meio Ambiente.

- Coleta Seletiva! Que em todos os locais públicos sejam instaladas lixeiras de coleta seletiva, assim como estabelecidos dias diferentes da semana para a coleta separada dos resíduos nos bairros, com campanhas de conscientização dos benefícios dessa prática, assim como aterros sanitários próprios e adaptados para tal.


4)    HABITAÇÃO E DIREITO À CIDADE

- Habitações Populares com reserva para jovens casais! Constante programa de construção de habitações populares, que destinem 5% das habitações para jovens casais, priorizando os que já tiverem filhos. Não deixando de compreender escolas, transporte público e equipamentos de saúde pública para os conjuntos habitacionais a serem construídos.

- Reforma Urbana Já! Compreender as diferentes realidades dos bairros, dando as condições necessárias para a moradia, transporte e vivência em suas diversas circunstâncias. Por estabelecimento de programas que retirem famílias das áreas de risco, asfaltamento público, saneamento básico e programa de prevenção de enchentes.

- Regularização Fundiária Urbana e Rural! Elaboração de programas que visem regularizar as moradias irregulares, existentes na cidade e no campo. Debate amplo acerca dos Planos Diretores das cidades, com disponibilização para a participação da sociedade civil, a fim de estudar as melhores formas de desenvolver as cidades.


5)    SEGURANÇA PÚBLICA

- Pelo fim do extermínio da juventude! Por políticas públicas de segurança que impeçam o crescente número de jovens assassinados, especialmente a juventude negra. Acabar com a visão do jovem como problema, estendendo a esses políticas públicas de inclusão social.

- Combate à violência! Por implementação de mecanismos que combatam a violência em todas as áreas da cidade, com atenção especial às periferias. No entanto, com a visão da defesa da integridade física e não agressão gratuita aos jovens. Por isso defendemos mais e melhor iluminação pública, melhor infraestrutura nos bairros, com a inclusão de mais equipamentos de esporte e cultura nos bairros, para que estes sejam os espaços de convivência pacíficos da juventude.

- Sistema carcerário de reabilitação! Defendemos um sistema carcerário diferente, que realmente inclua o jovem e o reabilite para as funções sociais que deverá estar qualificado quando for liberto. Por ampliação dos serviços de atendimento psicológico aos detentos e recuperação por meio de cursos profissionalizantes e técnicos.


6)    TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA

- Passe Livre Estudantil Já! Pelo direito de ir e vir para os estudantes. Entendimento da política de transporte como bem público que permita ao estudante desenvolver-se no âmbito educacional e cultural. Portanto, ampliação do passe livre para eventos culturais e esportivos fora do horário escolar.

- Projeto Tarifa Legal! Redução da tarifa nos finais de semana para R$1,00 para todos os
usuários, garantindo a participação dos jovens em eventos realizados nesses dias, compreendendo que educação não corresponde só ao modelo escolar, além de ampliação da oferta de eventos culturais. Assim como defendemos também a criação de mais ciclovias e formação de bicicletários que tenham integração com o transporte público.

- Plano de Mobilidade Urbana! Defesa da elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana que contemple os jovens em seu desenvolvimento. Atenção especial aos jovens com mobilidade reduzida. Por mais corredores de ônibus, assim como implementação de ônibus Corujões que funcionem nas madrugadas, possibilitando que os jovens tenham acesso aos eventos noturnos e ajudando a reduzir os acidentes causados por embriaguez, e ajudando a revitalizar a vida noturna da cidade, que em muitos casos é abandonada e perigosa Criação de Conselhos Municipais de Transporte que sejam deliberativos e que garantam a participação mínima de 20% dos jovens.


7)    ESPORTE, LAZER e TEMPO LIVRE

- Mais esporte nos bairros! Pela descentralização dos equipamentos esportivos para os
bairros, garantindo a construção das Praças de Juventude, que comportem diferentes modalidades de esporte. Plena implementação do Projeto Segundo Tempo nas cidades que ainda não o desenvolvem. Criação de um programa de incentivo à iniciativas municipais de esporte, nos moldes do programa VAI. Além da criação de novos espaços públicos, garantir que as escolas municipais recebam o Programa Segundo Tempo, assim como tenham áreas esportivas de fato, quadras bem estruturadas, iluminadas e com abertura para toda a juventude e população do bairro.

- Incentivo ao esporte de alto rendimento! Valorização e incentivo ao esporte de alto
rendimento, com construção de espaços que possibilitem seus treinos, aumentando o potencial da juventude brasileira na participação dos grandes eventos. Incluir os jovens com mobilidade reduzida na prática dos esportes de alto rendimento.

- Valorização do esporte estudantil! Por políticas permanentes de valorização do esporte
estudantil, com promoção de Campeonatos Interescolares e Universitários. Desenvolver programas
de bolsas estudantis universitárias para os estudantes com alto desempenho em esporte, que possam vir a participar das atléticas universitárias. Estabelecer que toda escola criada precisa responder a uma mínima estrutura de esporte e lazer, necessária para o desenvolvimento da cidadania e qualidade de vida dos estudantes.

- Participação da juventude nos mega eventos! Para as cidades que sediarão a Copa e
as Olimpíadas, defendemos a ampla participação dos jovens no processo de construção dessas atividades, assim como garantia de participação dos mesmos nos mega eventos. Que o legado dessas atividades não se restrinjam às ações em infra-estrutura, mas sim em maior valorização do esporte e inclusão dos jovens nos espaços de prática esportiva.

8)    CULTURA

- Casas de Cultura! Implementação de Casas de Cultura que incentivem a produção cultural da juventude, que comportem cursos, oficinas e espaço para apresentação das diversas manifestações culturais, com valorização à cultura brasileira e que sejam localizadas preferencialmente nos bairros. Valorização dos conservatórios municipais, assim como incentivo À cultura produzida por jovens.

- Descentralização da cultura! Elaboração de projetos culturais nos bairros, com
descentralização das atividades hoje concentradas no centro das cidades. Construção de teatros e equipamentos culturais nos bairros que valorizem a produção artística e cultural das comunidades.
Pela criação de políticas de fomento à cultura nos programas que envolverem jovens, posicionando o jovem como protagonista na produção cultural, e também promover ações de acesso e apropriação dos equipamentos, espetáculos e produções culturais em toda a cidade, bem como trazer para a cidade produções regionais de referência.

- Abertura das escolas municipais nos finais de semana! Elaboração de um projeto que utilize o espaço das escolas municipais para a promoção e divulgação das iniciativas culturais das comunidades, assim como oferta de cursos e oficinas. Isso demandará mais investimento na infraestrutura das escolas, como quadras, laboratórios, espaços de convivência, etc.


9)    VULNERABILIDADE SOCIAL

- Plano de Assistência Social com recorte ao jovem! Por uma política pública que combata a mendigagem e de fato assista os jovens mais carentes, garantindo-lhes as condições básicas de sobrevivência e sustento de suas famílias. Qualificação e projetos dentro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que observem com mais atenção as jovens mulheres provedoras de famílias inteiras.

- Abrigos Públicos! Que assistam os jovens moradores de rua, incluindo-os em programas habitacionais ou acompanhamento para retorno ao lar, à educação, à cidadania e ao mercado de trabalho.

- Mapeamento das jovens famílias carentes! Mapear as jovens famílias em situação de vulnerabilidade social para inclusão efetiva nos programas como o Bolsa Família e outros. É importante ressaltar que gravidez na adolescência também é considerado um fator de
vulnerabilidade social, por conta do alto índice de mortalidade materna e infantil; também devemos nos atentar para a questão da exploração do trabalho infantil e na adolescência. Potencializar as ações e o papel dos conselhos tutelares nesse acompanhamento especifico.


10)    INCLUSÃO DIGITAL

- Banda Larga Municipal! Por um programa que garanta acesso livre à internet a todos os usuários da rede, com implementação de imposto único que custeie tal benefício, bem como garantir a partir do acesso, também cursos gratuitos que incluam e especializem os jovens para o acesso ao mundo digital.

- Telecentros nos bairros! Criação de pontos de acesso à internet que possam disponibilizar cursos referentes à inclusão digital nos bairros e comunidades mais carentes. Disponibilização de mais serviços públicos pela internet, na página das prefeituras, que garantam menos burocracia aos usuários.

- Pontos de Acesso à internet nos finais de semana! Utilização das escolas municipais como pontos de acesso à internet durante os finais de semana e, durante a semana, as salas de informática
precisam estar à disposição para a formação dos estudantes.


11)    TRABAHO E RENDA

- Programa Primeiro Emprego! Implementação de Programas de Primeiro Emprego nas cidades, com auxílio de isenção fiscal para as empresas que o aderirem de maneira qualificada, com garantia de Carteira assinada para os jovens e, principalmente, empregos decentes para a juventude e que deem condições dos jovens continuarem estudando para ampliar as suas perspectivas.

- Regulamentação dos Estágios e Cursos de Qualificação Profissional Gratuitos! Pela efetiva regulamentação dos estágios para que cada vez mais estes sirvam de momento de aprendizagem e possam oferecer ao jovem trabalho decente, registrado e com garantia de férias e 13º salário. Oferta de cursos gratuitos que permitam o jovem se inserir no mundo do trabalho de maneira qualificada.

- Central do Jovem Trabalhador! Organização de Banco de Currículos Públicos, nos moldes dos Postos de Atendimento ao Trabalhador, que incluam recorte específico aos jovens, para que estes tenham mais chances de se inserir no mundo do trabalho, incluindo as ofertas de estágio.


12)    DIVERSIDADE, GÊNERO e QUESTÃO RACIAL

- Pelo fim da discriminação e violência ! Campanhas permanentes que incentivem a convivência com as diferenças, especialmente entre os jovens, maiores vítimas da violência por discriminação. Valorização das ações voltadas à defesa da vida e constante apoio às Delegacias da Mulher, com enfoque ao atendimento às jovens mulheres.

- Criação de Conselhos Representativos! Criação dos Conselhos Representativos (Mulheres, Diversidade Sexual e Questão Racial), com garantia da participação dos jovens nos mesmos.

- Valorização das ações já existentes! Valorizar e auxiliar na implementação das Paradas do Orgulho Gay nas cidades, assim como das Marchas em prol das questões raciais e de gênero.


13)    POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE

- Criação do Conselho, Coordenadoria e/ou Secretaria de Juventude! Imediata criação dos Conselhos Municipais de Juventude nas cidades que ainda não o possuírem, garantindo participação ativa dos movimentos sociais existentes nos municípios, que sejam deliberativos e com garantia de recursos para seu funcionamento (garantia de fundo). Assim como criação da Coordenadoria e/ou Secretaria de Juventude para executar as políticas públicas para esse setor. Assim como exigimos espaços nos conselhos municipais das diversas áreas e temas para os jovens, para contemplar o olhar jovem sobre todos os temas que nos atingem. Participação dos jovens nas discussões das leis orgânicas municipais.

- Regulamentação das etapas municipais da Conferência de Juventude! Desde o ano de 2008 o Brasil realiza a Conferência Nacional de Juventude, no entanto alguns municípios ainda não conseguiram realizar nenhuma das suas etapas municipais. Afim de incluir a juventude no debate de suas pautas, exigimos a realização de conferências municipais de juventude em todos as cidades do estado de São Paulo!

- Aplicação do Plano e Estatuto Nacional da Juventude! Aplicação efetiva do Plano e do Estatuto Nacional da Juventude, na perspectiva do jovem como sujeito de direitos, conectado com sua realidade e presente nas discussões acerca dos temas que o cercam. Garantir o envolvimento dos jovens na elaboração de mecanismos e formas para essa aplicação.

 
CORRUPÇÃO?  AQUI NÃO!

A UJS faz parte da turma que abomina a corrupção! Somos contra todo uso indevido do dinheiro público, assim como das estruturas públicas de poder. Queremos cada vez ter representantes populares que sejam comprometidos com a verdade e com a honestidade. Vereadores e prefeitos bons, pra gente, são aqueles que cumprem com seu dever, respondem as cobranças do povo e mantêm claras as suas ações e gastos.

Mas isso só vai acontecer se cada vez mais a população se mobilizar para cobrar seus representantes acerca do que é correto! Os jovens são fundamentais nesse processo, para que não nos deixem como legado uma máquina pública ineficiente e endividada.
Participar da política e de seus espaços democráticos é importantíssimo para a construção da nova sociedade que tanto queremos! Então, se você quer mudar o mundo, não fique só na vontade! Filie-se à UJS e venha com a gente, nas urnas também, comprometer os candidatos a vereador e prefeito das propostas que apresentamos aqui. Essa luta é de todos, contamos com você!
  
União da Juventude Socialistas!

A União da Juventude Socialista de São Paulo te convida a fazer parte das suas fileiras! Organize-se em seu bairro, sua escola, sua universidade por meio da UJS! Filie-se, acesse a nossa rede (colocar rede da ujs) e nosso blog: nossacarasp.blogspot.com. Vamos juntos construir o estado de São Paulo dos nossos sonhos!

Nenhum comentário: