quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Carta do Socializando #DeclareGuerraAquemFingeTeAmar #UJS30anos

Carta do Socializando

A UJS-SP reunida na cidade de São Paulo para o seu Encontro Socializando prepara o espírito de luta da militância para as batalhas de 2014, ano que terá a Copa do mundo, o congresso da UJS e as eleições presidenciais como grandes desafios.

Vivemos no Brasil um ciclo vitorioso de mudanças na vida do povo brasileiro e em especial da juventude, marcado pela elevação da renda das famílias e pelas conquistas de direitos sociais, como a ampliação do acesso à universidade, a expansão das escolas técnicas e a aprovação do estatuto da juventude. Essas conquistas são fruto da luta dos movimentos sociais que souberam aproveitar a oportunidade da chegada do campo democrático-popular no governo e conquistaram mais direitos.

Mas a juventude quer muito mais! O Brasil precisa de mais desenvolvimento, para conquistar sua independência tecnológica e produzir riqueza para o povo. Precisa de mais progresso social, com distribuição de renda e integração nacional. Precisa aprofundar sua democracia, valorizando a participação popular e renovando as esperanças do povo nas transformações sociais. Para isso, é preciso colocar na ordem do dia as reformas democráticas como a Reforma política, dos meios de comunicação, urbana, tributária, agrária e da educação.

Aprofundar as mudanças é preciso, e isso só será possível se São Paulo entrar na rota das mudanças. Enquanto o Brasil vive bons ventos das conquistas sociais, São Paulo segue sendo o símbolo do atraso, onde o neoliberalismo encontra suas raízes há mais de 20 anos com os governos do PSDB. Isso significa na educação básica o sucateamento da escola pública, com aprovação automática, falta de estrutura e qualidade, fazendo com que as escolas se pareçam mais a presídios do que ambientes de aprendizagem. No ensino superior, a privatização e a exclusão é a marca em São Paulo, onde 86% da juventude tem que estudar em universidades privadas, enquanto as universidades públicas se reservam somente às elites. No transporte, a priorização do transporte individual e a exclusividade dos investimentos das rodovias privatizadas, gera pedágios abusivos, ineficiência e caos urbano.

Na segurança, a polícia militar extermina a juventude negra e de periferia e reprime os movimentos sociais. Esses são alguns exemplos da direção dos tucanos para o governo do estado de São Paulo que precisa ser interrompida.

É na ruas, como fizemos em junho, que vamos arrancar os tucanos do Palácio dos Bandeirantes e conquistar o Brasil dos nossos sonhos, por isso a UJS convoca a sua militância para construir em unidade com os movimentos sociais uma grande Jornada de Lutas em São Paulo. Vamos parar as escolas, as universidades e as principais avenidas do nosso estado para avançar nas mudanças necessárias.

A UJS lança também o seu congresso estadual, que será o maior de todos os tempos, mobilizando 60 mil jovens para se filiarem à UJS.  É preciso dialogar de forma ampla, irreverente e combativa com o sentimento da juventude de participação política demonstrado nas manifestações de junho, e assim apresentar a nossa organização para milhares de jovens em São Paulo.

Para isso, o movimento estudantil tem papel primordial, pois é através dele que falamos para milhares de jovens, organizando nos grêmios estudantis e centros acadêmicos muitas lideranças. Mas também é preciso ressaltar a importância das outras frentes de atuação da UJS, que diversificam a nossa atuação tornando-a cada vez mais jovem e popular como a frente do Hip-Hop, LGBT, Cultura e jovens trabalhadores. Destaca-se a isso uma frente estratégica para a UJS que é a frente de mulheres, que têm ganhado relevância na nossa organização e deve ter a atenção da nossa militância.

Os desafios são grandes, mas não maiores que os nossos sonhos e a nossa disposição de lutar. Por isso, convidamos toda a juventude paulista para vir com a UJS, declarando guerra aos tucanos para mudar São Paulo e conquistar o Brasil que a gente quer.

Declare guerra a quem finge te amar!

São Paulo, 16 de fevereiro de 2014.


Nenhum comentário: