quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Nota da UJS de SP a Greve das FATEC´s e ETEC´s


Nota da UJS de SP a Greve das FATEC´s e ETEC´s

União da Juventude Socialista do Estado de São Paulo, vem através de nota de sua direção, prestar solidariedade e apoio a luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras da rede de ensino do Centro Paula Souza, que se encontram em greve na defesa de seu plano de carreira, que desde 2011 é alvo de debate pela categoria e seu sindicato o Sinteps.

A UJS, também se soma aos estudantes das FATEC´s e ETEC´s que neste momento se mobilizam, em apoio e amplo debate sobre a greve e sua justa posição, junto com os trabalhadores (as), somando esfoços em ampliar a greve e debater o ensino tecnológico em todo estado.

A Fatec é uma das maiores instituições públicas, com 56 unidades e as ETEC's chegam as 208 unidades, espalhadas por cidades e regiões de grande importância para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. E apesar das grandes propagandas feitas pelo governo, nas unidades existe falta de professores e funcionários, além de pagarem um dos menores salários da educação profissional e tecnológica do Brasil.

O governo Alckmin no ano de 2011 se comprometeu com os professores após uma forte greve a elaboração de um novo plano de carreira, prometendo em 2013 realizar a votação do projeto. Entretanto o projeto nem mesmo foi para a ALESP onde devera ser debatido e aprovado pelos deputado, ainda se mantendo nas secretárias do governo. É neste sentido que nós, da União da Juventude Socialista, apoiamos e nos somamos a greve dos professores em defesa de melhores condições de trabalho e pela aprovação do projeto de plano de carreira!

É preciso que façamos um diagnóstico sobre o avanço e abertura dos cursos e novas unidades, pois na vontade de fazer propaganda, e só propaganda, o crecimento das FATEC´s e ETEC´s tem se dado de forma errada, não levando em consideração a vocação econômica regional, a qualidade e infra-estrutura dos locais, o acesso e a permanência dos estudantes, hoje cerca de 60% dos estudantes que entram na rede FATEC, deixam de ser estudante por não conseguir se manter nos bancos escolares, por falta de transporte, alimentação e estímulo aos estudos.

Não aguentamos mais escolas e universidades sucateadas, com pouca estrutura nas bibliotecas, com falta de laboratórios e bolsas de iniciação científica. É preciso avançar no Estado de São Paulo com mudanças reais para a educação! Por isso para a UJS é preciso um projeto estadual de Assistência Estudantil, vinculado aos recursos do pré-sal paulista, que hoje se encontra parado na ALESP através da PEC nº9 que destina recursos para Ciência e Tecnologia.

É preciso garantir para a juventude ensino gratuito, público e de qualidade. E não vamos nos calar, é preciso mobilizar cada sala de aula e cada unidade para construir a maior greve que o estado já viu. Por isso:

Vamos juntos, fatecanos e etecanos, lutar pela universidade e pela escola que queremos!!!

Queremos mais do que carteira, giz e lousa! Queremos uma universidade que prepare os estudantes para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil! Uma escola mais democrática e participativa!!!

Os desafios são grandes, mas não maiores que os nossos sonhos e a nossa disposição de lutar. Por isso, convidamos toda a juventude paulista para vir com a UJS mudar São Paulo e “Declarar Guerra a quem finge nos amar”.

São Paulo, 20 de Fevereiro de 2014

União da Juventude Socialista do Estado de São Paulo

Nenhum comentário: