quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Aniversário UJS 30 anos



30 anos se passaram desde aquele 22 de setembro, em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo!. Na ocasião, mesmo com os resquícios do governo militar que ainda boicotava os movimentos sociais, cerca de 600 jovens, entre operários, estudantes, artistas e camponeses, reafirmavam a luta pela liberdade, pelos direitos e por um país socialista, mais igualitário e justo. Assim surgia a União da Juventude Socialista .

Antes,ainda no final dos anos 60 e início dos anos 70,  uma geração anterior plantava a semente desse que se tornaria o maior movimento de juventude da América Latina. Estudantes e jovens filiados ao PC do B, iniciavam uma das  maiores  forças de resistência a Ditadura Militar que ficou conhecida como a Guerrilha do Araguaia. E surgia a chispa para dar continuidade a luta pelas mudanças do país, que se firmou oficialmente em 1984.


De lá para cá, a UJS cresceu e amadureceu. Hoje, os jovens tem uma entidade combativa, que alcança conquistas que  revolucionam e melhoram suas vidas: o direito ao voto aos 16 anos, programas de acesso à universidade, mais investimento na educação, compõe e acompanham lutando  pelas transformações sociais que o Brasil vem passando há 12 anos.

No dia 27 de setembro de 2014, vai acontecer um ciclo de debates contando com 5 mesas tratando de temas específicos sobre a juventude. Contaremos com pessoas da capital e do interior do Estado para trazerem sua contribuição e construir novos projetos e ideias que envolvam São Paulo como um todo. Além disso, será apresentado o Pacto da Juventude  e então, assinado o documento, com o comprometimento dos candidatos  presentes pelas propostas contidas.
Entendemos que a juventude precisa participar ativamente dos projetos estaduais, e mais que isso precisam fazer parte da tomada de decisões e da criação de novos conceitos culturais, para a educação e saúde.


Segue abaixo a programação:

Mesa 1 : Ocupação dos Espaços públicos
                           
Mesa 2: Anseios da Juventude Paulista


Mesa 3: Sexualidade


Mesa 4: Socialismo


Mesa 5: Eleições 2014
 
Cronograma de horários
13h – Concentração
14h – Abertura, mesa com ex-presidentes e exibição do Filme História da UJS.
15h – Debates  
·         Ocupação dos espaços públicos
·         Anseios da Juventude Paulista
·         Sexualidade
19:30 Mc's jabaquara
19:50 pagode
20:30 Nação hip hop
21:10 Saciberneticos
21:30 Liga do funk
22:20 Manifesto UJS
22:30 Crônica Mendes
23:00 encerramento


Atividades na Praça Roosevelt

·         Torneio Sk8
·         Encontro de Mc’s
·         Musica
·         B. Boys
·         Grafite
·         Tenda UJS
·         Oficina de Malabares
·         Roda da Capoeira
·         Batalha Racional
·         Exposição UJS 30 anos




Nenhum comentário: