sexta-feira, 27 de março de 2009

ECOTROTE 2009

Mesmo com a aprovação do projeto de lei nº 1.023/95, que pune o trote violento nas instituições brasileiras de ensino superior, o país continua presenciando ações agressivas contra calouros neste começo de ano letivo. Contrária às atitudes violentas e a favor do trote como rito de passagem, a União Estadual dos Estudantes (UEE-SP), em parceria com a UNE, promove, a partir desta terça-feira, 24/03, o 1º Ecotrote 2009, gincana ecológica que envolverá cinco grandes universidades de São Paulo. Filiada à UNE, a UEE-SP é a entidade estudantil que representa todos os universitários do estado de São Paulo.

Estimulando os novatos a terem uma postura solidária e pró-ativa, o 1º Ecotrote 2009 convida os estudantes da FEA-USP, Mackenzie, São Judas Tadeu, Unisa e FMU a se unirem na coleta de alimentos, agasalhos e materiais recicláveis que serão doados para ONGs. O início das atividades será marcado pela realização de uma oficina de confecção de flores de plástico feitas de garrafas PET. Ministrada por Sandro Freitas, integrante da Cooperaacs (Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva), o workshop acontecerá no Mackenzie, a partir das 10h da terça-feira.

Numa jornada de 40 dias de atividades para marcar o início da vida acadêmica, o 1º Ecotrote 2009 envolve, além da gincana, um ciclo de debates e uma festa de confraternização no dia 14 de maio. A expectativa é que o evento, em suas três etapas, envolva os 25.500 novos alunos das cinco universidades, além dos veteranos e toda a comunidade acadêmica.
"A nossa proposta é promover a integração respeitosa entre veteranos e calouros, buscando formas alternativas e sustentáveis de contribuir para o bem estar da sociedade. Queremos também reverter a visão contrária sobre o trote que acabou se formando no país. Primeiro, é necessário que haja a punição aos trotes violentos porque, ao invés de criar cisões, desavenças e traumas, o trote deve ser o momento de celebração para receber da melhor maneira possível o estudante na comunidade acadêmica", avalia o presidente da UEE-SP, Augusto Chagas.

Como funciona a gincana?

Do dia 24 de março até 30 de abril, cada sala de calouros das cinco universidades envolvidas poderá participar da gincana, doando alimentos, agasalhos, latinhas, garrafas PETs e garrafas PEAD (embalagens de plástico de produto de limpeza). O cadastro das equipes é feito em stands de coleta instalados em cada uma das instituições. Basta que o aluno forneça nome, CPF e e-mail no ato de entrega de um material para que sua turma comece a participar.


A contagem dos pontos poderá ser acompanhada pelo site www.ecotrote.com.br e também nos stands, onde estarão instaladas TVs para exibir o ranking de pontos da gincana.


PARCEIROS
União Nacional dos Estudantes (UNE); Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE; Prefeitura de São Paulo, via Secretaria do Verde e Meio Ambiente; DCEs do Mackenzie e da Unisa e CA da FEA-USP; ONG Gotas de Flor com Amor; Jetro Menezes - Consultoria Ambiental; Cooperativa de Reciclagem Crescer - Central de Triagem de Pirituba; Jetro Menezes Conultoria e Gestão Ambiental; Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva (Cooperaacs)

APOIO
Rádio 89 FM
VLCS

SUGESTÕES DE ENTREVISTAS
Augusto Chagas – Presidente da UEE-SP
Representante Cooperativa de Reciclagem Crescer – Jair do Amaral
Representantes DCEs

AGENDAMENTO E OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
(11) 2503.1978
Maria Lutterbach – 11 8254.9120 – marialutterbach@gmail.com
Rafael Minoro – 31 9401.0828 – rafaelminoro@yahoo.com.br

Nenhum comentário: