segunda-feira, 9 de março de 2009

Davi Ramos – Presidente do PCdoB em Americana presente no encontro da UJS

Davi Ramos, grande liderança política na cidade de anfitriã do encontro, vereador por 3 mandatos, e hoje cumpre papel importante no governo municipal, concedeu a entrevista ao BLOG NOSSACARA no ato político com o Ministro do Esporte Orlando Silva:

NOSSACARA: Como foi sua trajetória na UJS, e qual foi a contribuição da entidade em sua liderança política?

DAVI: Através do movimento estudantil, que na época não era nem Grêmios, mas, Centros Cívicos. E em 84 surge a UJS com Aldo Rebelo na presidência. A entidade contribuiu na minha formação ideológica, política social, sindical e partidária.

NOSSACARA: Com a crise capitalista, intensifica-se o debate de uma nova forma de luta pelo socialismo.No seu ponto de vista, qual será o principal desafio da juventude para construção dessa nova tática socialista?

DAVI: Vivemos um momento importante na historia da luta dos povos. Marx nos diz que o capitalismo chega em determinado momento que se estagna. E, enquanto imaginaram que as idéias socialistas foram vencidas, a juventude continuava na batalha para afirmar que uma nova sociedade, sem discriminação, desigualdade, liberdade e participação era possível. Enxergo que o maior desafio é alcançar cada vez mais a juventude, propagando nossos ideais socialistas.

NOSSACARA: Como você enxerga importância da UJS, nos seus 25 anos, debater a integração da América Latina, e qual a relação com as eleições de 2010?

DAVI: Nos 25 anos , a UJS continua uma entidade sólida, e em todos os momentos presente nas discussões políticas, sempre apresentando aos jovens a possibilidade da integração dos povos, e na derrubada das idéias neoliberais. Venezuela, Bolívia, Equador, Brasil dentre outros países, constituem em grande avanço nas lutas democráticas do nosso continente Latino-Americano. A grande batalha de 2010 se divide em dois pontos: Na volta do projeto neoliberal de FHC e o retrocesso de todas as lutas conquistadas no movimento social, ou, no projeto que fortalece o avanço democrático e unificado da nossa Latino-América.

NOSSACARA: Para finalizar, qual sua contribuição como líder político comunista na luta por mais direitos a juventude?

DAVI: A juventude sempre protagonizou os grandes embates, como na luta contra a ditadura, pela redemocratização, pelas eleições diretas, e fora Collor. E em primeiro lugar na nossa luta é contra o jargão criado pela burguesia que “ A juventude é o futuro”, ela é o presente! E é a maior motivação para construção de uma nova sociedade. Esse é o coração do debate.

Dandara Cecília – Direção Municipal UJS/Americana- 1º Encontro Estadual 25 anos de Sonho, Sangue e América do Sul.

Nenhum comentário: