quarta-feira, 3 de junho de 2009

Tropa de Choque invade campus Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo mais uma vez se tornou alvo de uma repressão desmedida do governador José Serra. A Cidade Universitária amanheceu, nesta segunda-feira (1), completamente sitiada pela polícia. Em cada unidade há pelo menos uma viatura, e em frente ao prédio da reitoria há uma concentração de dezenas de policiais. Tudo isso devido a um movimento de greve de professores e funcionários da instituição. Os trabalhadores da USP estão em greve desde o dia 5 de maio e levantam a bandeira pelo aumento salarial, contra a ameaça de demissão de 5 mil trabalhadores, pelas demandas do hospital universitário e outras pautas específicas.

"Os policiais estão com uma atitude provocativa frente aos trabalhadores, arrancando as faixas dos grevistas, buscando abertamente causar incidentes. Isso se dá justamente após a reitoria, apoiada pelo governo do estado, ter suspendido as negociações com os trabalhadores de maneira completamente arbitrária", relata a Comissão de greve.

Tal iniciativa antidemocrática do governo José Serra já havia ocorrido no campus do Largo São Francisco quando a tropa de choque foi enviada para retirar cerca de 400 manifestantes que dormiam no pátio da faculdade depois de ocuparem pacificamente a reitoria do campus e declararem que permaneceriam simbolicamente no local por 24h.

Fonte: Estudantenet

Nenhum comentário: