segunda-feira, 12 de abril de 2010

UPES E UEE faz blitz na Assembleia Legislativa por PL da Educação


Estudantes movimentam, na próxima terça-feira(13/4), os salões da Assembléia Legislativa paulista em busca de apoio dos parlamentares para aprovação da PEC da Educação 09/2009.

A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a União Paulista de Estudantes Secundaristas (UPES), o Instituto Paulo Freire (IPF), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entre outras entidades educacionais participarão na próxima terça-feira (13/4), a partir das 8h, de uma blitz na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), promovida pela União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP). O objetivo principal da mobilização é dialogar e sensibilizar os deputados da Alesp sobre a importância da aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 09/2009, que visa a destinação de 50% dos fundos do pré-sal para a educação, meio ambiente, ciência e tecnologia.

Apoio para aprovação

Além da blitz, os dirigentes das entidades participarão de uma reunião com o relator da PEC, o deputado estadual e líder do PSDB na Assembleia, Celso Giglio. Em pauta estão estratégias de como consolidar a proposta de emenda, seja ela através de assinaturas ou apoio de intelectuais da educação. Afinal, no dia da votação final da emenda, as entidades terão que convencer 57 deputados no plenário para conseguir sacramentar a medida.

Para Fábio Garcia, assessor de políticas educacionais das entidades estudantis, “a reunião é fundamental para esclarecer todos os detalhes da PEC, o motivo pelo qual as entidades a defendem, expor o clamor da sociedade civil, já que mais de 40 entidades protocolaram apoio oficial ao movimento junto a Secretaria Estadual de Educação, bem como ‘amarrar’, do ponto de vista político, o PSDB na aprovação da Emenda”.

PEC 09/2009 tem parecer favorável do relator
Na última quinta-feira (8/4), a proposta que prevê a destinação dos 50% dos recursos oriundos da extração do petróleo na camada do pré-sal foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesp. Para o responsável pela criação da PEC 09/2009, deputado Pedro Bigardi (PCdoB), a aprovação da emenda é um importante passo na luta dos estudantes por uma educação mais justa e igualitária no Estado. “A PEC tem a finalidade de garantir a população a oportunidade de usufruir dessa importante descoberta no país. Investir na área da educação é investir no cidadão,em seu futuro, em sua formação profissional e também no desenvolvimento do Brasil”, afirmou Bigardi.

Da redação, com Estudantenet

Nenhum comentário: