domingo, 3 de junho de 2012

Carta de Itú - 15º Congresso Estadual da UJS|SP


Do berço da República rumo ao estado de São Paulo dos nossos sonhos!

1873, Itu:  É aberta a “Convenção de Itu”,  o primeiro movimento paulista que dá início à Constituição da República Federativa do Brasil.

2012, Itu:  É aberto um novo tempo para a juventude paulista, para o Estado de São Paulo e para o Brasil!

Na alvorada da república os sentimentos que unem o povo paulista e seu compromisso com a nação já davam seus primeiros passos na luta por dias melhores. É com esse espírito de vanguarda e enraizados com as necessidades do povo e da juventude que os jovens socialistas se reúnem em Itu nesse 15º Congresso Estadual da União da Juventude Socialista de São Paulo.

A juventude paulista resguarda em seu seio a alegria e a vitalidade dos viveres do país. Somos uma mistura de raças e crenças, que contém um pedacinho de cada canto do Brasil, fazendo despertar uma identidade de luta e união. Desde sempre os jovens paulistas já entendiam sua responsabilidade em construir os rumos do país e não se furtam até hoje de arregaçar as mangas e sair às ruas! Na era da conexão e interações digitais, transcendemos às grandes manifestações de rua, colocando as redes e a comunicação a serviço dos interesses sociais. Nossa luta hoje se dá nas redes e nas ruas!

Os desafios, para nós, são como tudo aqui da cidade de Itu, gigantes! Mas maior ainda é a nossa vontade de superá-los! Sabemos que a locomotiva do país precisa estar alinhada com o desenvolvimento social e sustentável que vimos florescer no Brasil desde 2002. Para que esse desenvolvimento aconteça, saímos em defesa dos direitos dos trabalhadores, sem precarização do trabalho, com jornada de 36 horas semanais para os trabalhadores jovens. Defendemos a formação social para o trabalho, assegurando os direitos já conquistados, assim como a valorização da indústria nacional para garantir a soberania do país, que integre pesquisa e desenvolvimento de ciência e tecnologia.

É inegável que os jovens paulistas são esse revirado de experiências, por isso queremos cada vez mais mostrar e viver a arte produzida por todos nós, nas ruas, nas escolas, universidades, centros culturais, praças de juventude, pistas de skate, igrejas e todos os espaços onde há um jovem. Para a efetiva valorização da cultura do país, faz-se necessária a aprovação do PEC 150, apoio ao Projeto Cultura Viva, implementação do Projeto Segundo Tempo Cultural, implementação imediata das matérias de filosofia, cultura africana e música nas escolas e incentivo a projetos de extensão voltados à cultura nas universidades.

Pensar a cultura nos remete pensar em onde ela é produzida e, para ter acesso à ela, é preciso ter outro projeto para as cidades. Descentralizar as atividades culturais, esportivas, de lazer e tempo livre, levando aos bairros a rica experiência das cidades, que promova a mobilidade urbana com a garantia efetiva do direito de ir e vir, por isso, passe livre já! A juventude precisa estar conectada com esse projeto, então se faz urgente dar condições para a participação da mesma na construção dos planos diretores. O direito à moradia não pode ficar de fora! Por isso defendemos a criação de uma cota mínima para os jovens no projeto Aluguel Social, além de constante construção de moradias populares.

Estão chegando os mega eventos esportivos e é óbvio que a juventude do estado de São Paulo não pode ficar de fora! Por isso defendemos a manutenção da meia entrada e que as obras da Copa e das Olimpíadas deixem uma herança rica para os jovens. Hoje, os espaços de esporte e lazer são insuficientes para suprir a demanda desse povo que já nasceu fazendo esporte e mudando a história! Queremos mais espaços de esporte e lazer e efetiva manutenção dos mesmos, com acessibilidade. Mais projetos nas secretarias municipais de esporte, para além do Programa Segundo Tempo e o Bolsa Atleta. Apoio e incentivo ao esporte de alto rendimento.
Mas nem tudo são flores, hoje vivenciamos um triste extermínio da juventude brasileira e paulista, encabeçado pela polícia militar. Se faz urgente entender que segurança pública não é criminalizar o jovem, mas sim efetivar a fiscalização no intuito de resguardar a proteção dos mesmos. Muito dessa visão errada que se tem do jovem é por conta da sua relação com o universo das drogas. Precisamos ser contundentes em exterminar o tráfico de drogas no nosso país e descriminalizar os usuários, na compreensão que a questão das drogas deve ser vista como problema de saúde pública e não do ponto de vista penal. Compreendemos que não há nada pior do que ver espaços como a cracolândia em São Paulo, repleta de jovens que precisam de tratamento e atenção e não do cassetete da polícia! O tratamento aos usuários deve ser feito de maneira responsável e acompanhado pelas famílias.

Ser jovem é ser diferente! É romper com velhos padrões em busca da felicidade! Por isso repugnamos todo tipo de discriminação e machismo! Abominamos o racismo e a homofobia! Defendemos a real implementação da Lei Maria da Penha para que as mulheres jovens não morram mais! A descriminalização do aborto e a construção de mais casas abrigo para recepcionar as jovens vítimas de violência. Exigimos a imediata a provação do PL que criminaliza a homofobia! 

Cuidar da nossa felicidade remete aos cuidados com nosso corpo. Por isso valorizar o Sistema Único de Saúde, efetivando a implementação do Programa Saúde da Família, inclusive nas escolas. Nos manifestamos contra o ato médico, em defesa da vida! Propomos a criação de centros de referência da saúde da mulher, valorização dos profissionais da saúde e aumento robusto nos investimentos em saúde no país.

Como já dissemos, a luta de hoje se faz nas redes e nas ruas, mas infelizmente nem todos tem acesso à informação de qualidade. Precisamos acabar com o monopólio da mídia, garantindo que cada vez mais a gente fale e o mundo inteiro nos ouça. Por um plano nacional de Banda Larga que inclua cada vez mais os jovens, bem como a criação de leis que tratem sobre os crimes ocorridos na internet. Somos contra o AI-5 digital que quer restringir o acesso à informação na rede. 

Agora, nada disso será possível se a juventude continuar sendo obrigada a frequentar uma escola cheia de grades, desconectada com a realidade do mundo, com professores desvalorizados e que preza pela falta de democracia! 

Chega dessa educação de péssima qualidade no ensino básico e de falta de universidades públicas para o filho do trabalhador. Defendemos o PROUNI como medida paliativa ao acesso à universidade, pois cada dia mais é preciso que as iniciativas como o REUNI sejam melhor implementadas, para a expansão das vagas públicas de qualidade nas universidades. Somos do time que defende uma escola e uma universidade renovadas, que garanta a função social da educação, como meio de despertar a consciência cidadã. 

Entender progressão continuada no seu formato amplo e libertador, não como a aprovação automática do estado de São Paulo, que contribui para que hoje tenhamos cerca de 14 milhões de analfabetos funcionais no país. Democracia na escola, com eleições diretas para diretor! A busca por mais investimentos nos faz manter hasteada a bandeira dos 10% do PIB e dos 50% do Fundo do Pré-Sal para a educação, ciência e tecnologia! Só com grandes investimentos conseguiremos ter a educação que o Brasil precisa.

É com essas bandeiras e com essa vontade de mudar o mundo que a UJS entra no segundo semestre de 2012 disposta a ganhar as mentes e os corações para outra maneira de pensar o estado de São Paulo e o Brasil. A nossa participação nas eleições municipais que se aproximam será fundamental para conquistar as mudanças que tanto almejamos! O poder político no estado de São Paulo há 20 anos estagnou em um projeto que criminaliza a juventude, oferta uma educação horrível, exclui os jovens dos espaços culturais, esportivos e dos postos de trabalho. 

Aqui em São Paulo temos que dar um basta na falta de oportunidades e inaugurar um novo amanhã! Portanto, algumas pré-candidaturas expressam esses anseios da juventude paulista, dentre elas destacamos os militantes combativos da UJS: Orlando Silva (Capital), Gustavo Petta (Campinas), Renan Santos (Sorocaba), Rodrigo Ribeiro (São Bernardo do Campo) e Carlos André Conceição Alves, o Carlinhos (Santos), Maycon Nobrega (Varzea Paulista) Fabio Sardinha (Ribeirão Preto), João Gaspar (Sumaré).

O espírito que motivou os paulistas em 1873 a trazer novos rumos ao Brasil ainda vivem em nós! Os bons ventos de Itu nos guiarão para o novo tempo que nosso estado precisa! A União da Juventude Socialista de São Paulo estará nas redes, nas ruas e nas urnas para lutar pela felicidade da juventude paulista, com o espírito republicano renovado, para construir o estado de São Paulo dos nossos sonhos!

Venha com a gente, Lute, milite e se apaixone pela UJS, por São Paulo e o Brasil!

Itú, 03 de Junho 2012 Delegados e Delegadas do 15º Congresso Estadual da UJS de SP

Nenhum comentário: