sábado, 3 de maio de 2014

Segundo dia de Congresso a Juventude solta a voz

O segundo dia do  17º Congresso da UJS do estado de São Paulo, que está sendo realizado em Jundiaí, foi acalorado pelos eixos que nortearam os debates.  Além da busca por resoluções que integraram toda a militância na construção de um direcionamento para as políticas públicas de caráter progressista, atividades esportivas e culturais deram o tom da interação e expôs a jovialidade que caracteriza a entidade no rumo da luta pelo socialismo com a cara do Brasil. 

Por Eder Bruno 
O segundo dia teve a ilustre participação da deputada estadual do PCdoB, a enfermeira Sarah Munhoz, o deputado federal Gustavo Petta, vereadores da região, além do representante do ministério do esporte em São Paulo, Elder Vieira e o presidente do PCdoB do estado de São Paulo, Orlando Silva. As personalidades politicas apresentaram algumas concepções de acordo com a temática do eixo da qual participaram.

Os debates foram divididos em três eixos na parte da manhã. O eixo 1 aconteceu sob a temática “Das Cidades que temos, as cidades que queremos”, com os sub-eixos na parte da tarde sobre: transporte público, esporte e qualidade de vida, cultura e participação social. Estiveram presentes no eixo a deputada estadual Sarah Munhoz e Elder Vieira, representante do Ministério dos Esportes.

Elder Vieira deu sua contribuição ao debate difundindo a atuação dos comunistas no Ministério do Esporte e apresentando alguns dados. “A cada R$ 1,00 investido no esporte, você economiza R$ 3,00 na saúde. O esporte também é a promoção de saúde, além de um elemento de diminuição da criminalidade e na violência”, ressaltou. 

O eixo 2 aconteceu sob a temática “Juventude por mais direitos!” Os debates simultâneos realizado no período da tarde abordou o genocídio da juventude pobre e negra  e desmilitarização da Polícia, os desafios das políticas publicas de juventude, a legalização das drogas e a juventude no mundo de trabalho.  

No terceiro eixo, a temática abordada foi “os caminhos para mudar São Paulo”, com sub-eixos  sobre educação e desenvolvimento de São Paulo e contou com a participação de Gustavo Petta, deputado federal e o presidente do PCdoB no estado, Orlando Silva. De acordo com Gustavo, “ A segurança do Geraldo Alckmin é a insegurança da Juventude e o grande desafio da UJS é enfrentar com garra o ambiente anti político que vivemos”. Gustavo ainda ressalta que apesar de São Paulo ter a maior economia do país, ainda está abaixo da média em matérias prioritárias, como a da educação, em relação a outros estados. 

No final da tarde aconteceu o campeonato de futebol e seguiu a noite com uma programação bem diversificada com DJ’s, bandas, batalha de MC’s e show de Drag Queen.









Nenhum comentário: