quinta-feira, 2 de outubro de 2014

30 anos bem vividos

por Sara Puerta

Entre os  dia 22 de setembro de 1984, fundação da UJS ( União da Juventude Socialista) e o mesmo dia de 2014, se passaram três décadas e a entidade tornou-se uma “balzaquiana.No último sábado, dia 27.09, o que vimos no centro da capital foi a consagração do seu crescimento e amadurecimento.
O evento de comemoração desse aniversário  começou na Praça Roosevelt, tentou ser impedido pela GCM ( Guarda Civil Metropolitana), que alegava  falta de autorização ainda pela manhã, porém seguindo seus próprios ideias de “Ocupar e Resistir”, a militância que montava a festa continuou firme. O resultado? A praça tomada até o início da noite por uma juventude que luta constantemente por um país mais justo e socialista! De lá, seguiu, tomando as ruas do centro , em uma emocionante culturata para a Praça da República, onde rolaram shows até a madrugada.

Durante, marcaram  presença a UJS de diversas cidades do interior e do litoral de São Paulo, entre elas Sorocaba, Caraguá, Americana, Itú, e também ex  -presidentes da entidade e militantes de outras épocas, somando cerca de 5 mil pessoas pelo evento.
Ivan Ramos de Medeiros, do Pc do B de Diadema e estudante de Direito da Unip, relembra sua trajetória na UJS, na Paraíba, desde os 15 anos de idade, participando pela campanha ao voto aos 16 anos e o FORA COLLOR.

“Na UJS fica claro a paixão pela militância e como ela modifica nossa vida”, declarou.
No debate sobre os 30 anos da entidade, Carlos Eduardo Siqueira, presidente da UJS-Brasil entre 2012 e 2014, enfatiza a força de luta e mobilização dos militantes.
“Como falar da história recente do país, das suas conquistas sociais, sem citar a UJS pelas lutas.  Essa organização da juventude tem uma imensa contribuição nas mudanças dos últimos 30 anos”, observa Carlão.

Renata Petta, também  ex-presidente  da entidade ressaltou o papel da mulher na militância:  “Costumo dizer que a UJS é uma segunda escola da vida. E parabenizo as mulheres militantes, pois existem muito mais barreiras para atuação política feminina,  porém a persistência leva a vitória e nossa força só cresce".
Durante a tarde do sábado ainda rolou debates sobre ocupação dos espaço públicos e sexualidade e apresentações de capoeira, hip-hop, entre outras.

Pacto da Juventude
Após debate sobre socialismo com Renato Rabelo, presidente nacional do PC do B e que ressaltou a importância da entidade, relembrando como a presidenta Dilma Rousseff ficou emocionada durante o Congresso realizado esse ano, já na Praça da República o candidato a senador Eduardo Suplicy , a governador, Alexandre Padilha, ambos do PT, o candidato a vice governador Nivaldo Santana ( Pc do B), e Gustavo Petta, ex militante da UJS e presidente da UNE, por duas gestões,  e atualmente em campanha para deputado federal assinaram seu compromisso com o Pacto da Juventude, elaborado pela entidade, em que determina diretrizes e direitos  em diversos segmentos.
Paralelamente seguiram apresentações até a madrugada de domingo: MC Jabaquara, grupo de pagode Lance Diferente, Crônica Mendes, Saciberneticos, Liga do Funk e Sevenz.









Nenhum comentário: