terça-feira, 17 de março de 2015

Um beijo no seu coração

Cantora, compositora, comentarista, atriz e deputada estadual. Leci Brandão da Silva nasceu em Madureira, Rio de Janeiro, no dia 12 de Setembro de 1944. Primeira mulher a fazer parte da ala de cantores da mangueira, sua carreira é marcada por temas sociais e ideológicos, dos quais ela nunca abriu mão.

Durante cinco anos ficou sem gravar nenhum disco por absoluta questão política, as gravadoras não aceitavam suas canções marcadas pelas letras sociais. Ela cantava a defesa das minorias e era convocada para cantar em todos os eventos afinados com sindicalistas, estudantes, índios, prostitutas, gays, partidos de esquerda, movimentos de mulheres e principalmente o Movimento Negro.

Apesar da resistência das gravadoras em aceitar seu trabalho, que não era visto como comercial, Leci não se intimidou e continuou sua carreira pautando suas letras em temas sociais e políticos.Nos últimos vinte anos todos os seus discos contêm uma faixa falando do assunto de forma direta, transparente e apaixonada. É a cantora das comunidades e sente muito orgulho por isto.

Leci começou sua carreira cantando na noitada de samba do Teatro Opinião, local onde fora descoberta pelo crítico e jornalista Sergio Cabral, que a convidou para gravar um disco pela gravadora Discos Marcus. Esse trabalho, embora fosse sua estreia, lhe rendeu diversos prêmios e um contrato com a gravadora.

Após premiações importantes, apresentações na Dinamarca, África, representar Chiquinha Gonzaga na comissão de frente da Mangueira e participar ativamente das campanhas políticas dos partidos de oposição, realizando diversos shows beneficentes em defesa de todas as minorias, no ano de 1988 Leci lança "UM BEIJO NO SEU CORAÇÃO", seu 8º LP, que lhe rendeu seu primeiro disco de ouro, apenas o começo de uma carreira que comemora 47 anos e conta com mais de 20 discos.

Sucesso na música e na dramaturgia, contando que suas participações em novelas foram bem sucedidas, no ano de 2010 a cantora que já era velha conhecida dos partidos políticos de esquerda, resolveu ingressar na política, filiando-se ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e candidatando-se a deputada estadual.

Eleita com 85 mil votos, a agora deputada Leci Brandão, mais uma vez direciona seu trabalho em defesa das minorias, atuando em projetos de inclusão de negros nas universidades, no respeito à Lei Maria da Penha, defesa dos professores, e no combate à intolerância religiosa e à homofobia, mostrando que na musica ou na política, ela sempre será a pessoa da comunidade e atuará para a comunidade.



Por Luciana Faustine 


Fontes: http://www.lecibrandao.com.br/historia/historia.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leci_Brand%C3%A3o
http://www.eleicoes2014.com.br/leci-brandao/



Nenhum comentário: